• Matéria: ENEM
  • Autor: matheusfelipe7781
  • Perguntado 7 anos atrás

No Segundo Reinado, o parlamentarismo não ofusca a importância do Poder Moderador, mas o sistema como um todo expressa a hegemonia dos grandes proprietários e o compromisso entre a centralização e o poder local, de modo que gera o político entre o partido português, que queria conservar o Brasil nas mãos de Portugal, e o partido brasileiro, que queria libertar o Brasil da dominação colonial. a grande semelhança entre os programas dos Partidos Liberal e Conservador, durante o Segundo Reinado, tem origem no desejo das duas facções de extinguir a vitaliciedade do Senado. os dois partidos – Conservador e Liberal – dependiam estreitamente do Poder Moderador para implementarem seu projeto político centralizador. esse regime parlamentar foi a forma encontrada para solucionar os entre o poder local e o central, garantindo-se, com a Guarda Nacional e o Senado vitalício, a autoridade provincial. a ação do Poder Moderador desejava conceder uma maior autonomia às Províncias, uma vez que levavam em conta as heterogeneidades do Brasil.

Respostas

respondido por: brendaisis
14

O poder moderador foi criado na constituição de 1824, após grandes confusões observadas entre o monarca D. Pedro I e os deputados do então período histórico.

O poder moderador foi criado pelo então monarca, e este estava acima de todos os outros quatro poderes, podendo realizar alterações, intervenções, bem como acabar com a câmara dos deputados, por exemplo. Logo, esse poder garantia ao detentor grande força coativa sobre os demais.

respondido por: carolinatellesp60gs7
16

Resposta: os dois partidos – Conservador e o Liberal – dependiam estreitamente do Poder Moderador para implementarem seu projeto político centralizador.

Perguntas similares