Votos da Companhia de Jesus. Que os membros consagrarão suas vidas ao constante serviço de Cristo e do Papa, lutarão sob a bandeira da cruz e servirão ao Senhor e ao Pontífice romano como vigário de Deus na Terra, de tal forma que executarão imediatamente e sem vacilação ou escusa tudo que o Pontífice reinante ou seus sucessores puderem ordenar-lhes para proveito das almas ou para a propagação da fé, e assim agirão em toda a província aonde forem enviados, entre os turcos ou quaisquer outros infiéis, na Índia distante, assim como na região dos hereges cismáticos ou indivíduo de qualquer tipo. O texto acima está diretamente vinculado à(s): a) Querela das Investiduras, disputa entre a Igreja e os Imperadores Alemães (XI); b) radicalização da Igreja frente à ameaça do Cisma do Oriente e à criação da Ordem Jesuítica. c) decisões do Papa Inocêncio III (XIII) em constituir os Tribunais de Inquisição; d) Cruzadas e a imposição da fé cristã aos infiéis (XI - XIII); e) decisões do Concílio de Trento após as Reformas Protestantes (XVI).
Respostas
respondido por:
28
É correta a alternativa E.
A Companhia de Jesus (popularmente conhecida como "jesuítas") foi fundada no contexto da Contrarreforma, sendo uma espécie de "resposta religiosa" da Igreja Católica ao avanço do Protestantismo.
A principal "missão" da Companhia de Jesus, como o texto explicita, era a conversão de não-europeus (fossem indianos, turcos, africanos ou povos originários das Américas) ao cristianismo, sendo estas iniciativas uma forma de expandir o alcance do catolicismo para regiões que ainda não conheciam ou adotavam o Cristianismo e para as quais os protestantes dificilmente poderiam enviar missões religiosas, de modo a vencer a disputa pelo domínio do cristianismo fora da Europa.
respondido por:
3
Resposta:
A resposta correta é a letra E
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás