• Matéria: ENEM
  • Autor: DeboraRoq6871
  • Perguntado 7 anos atrás

Situada entre os rios Tigre e Eufrates, a Mesopotâmia era uma espécie de encruzilhada do Mundo Antigo, para a qual convergiram muitos povos. Observe o mapa abaixo: BRAICK, Patricia Ramos; MOTA, Myriam Becho. Das Cavernas ao Terceiro Milênio. Volume Único. Editora Moderna. do Enem O mais antigo Estado centralizado da Mesopotâmia foi a Babilônia, entre 2000 a.C. e 1750 a.C., formado pelos amoritas. Esse "Primeiro Império Babilônico" teve como seu principal governante Hamurabi, que foi responsável pela criação de um código de leis escritas que levavam seu nome. Tal lei continha 292 preceitos, cujo objetivo era exaltar a justiça do governante, e versava sobre os mais variados assuntos. Os comerciantes eram funcionários do Estado, embora pudessem fazer negócios por conta própria. A situação e a pobreza de matérias-primas favoreceram os empreendimentos mercantis. Exportavam tecidos de linho, lã e tapetes, além de pedras preciosas e perfumes. De acordo com o que foi exposto, é possível concluir que as maiores contribuições desses povos para o mundo atual foram o desenvolvimento da e das artes. os métodos agrícolas e as relações de trabalho. a do direito e as relações comerciais. as técnicas militares e o pensamento matemático. a astronomia e as técnicas em medicina.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
0

É correta a alternativa C.

O trecho ressalta dois aspectos da sociedade babilônica: a inovação das estruturas jurídicas com o Código de Hamurábi, que, apesar de ainda privilegiar os nobres, era uma forma de justiça codificada que tentava expandir as garantias civis, e a expansão do comércio, que ocorreu devido ao fato da Babilônia ser dotada de um território relativamente pouco produtivo, incapaz de mantê-la somente com a agricultura.

Além disto, devemos aos babilônicos alguns avanços militares (a sofisticação das estruturas defensivas, por exemplo) e na astronomia, além de terem também ajudado a divulgar a língua escrita.

Perguntas similares