• Matéria: ENEM
  • Autor: marcoalves8504
  • Perguntado 7 anos atrás

3. Leia o texto a seguir e descreva, com suas palavras, esse conceito. Mais-valia Na sociedade capitalista em que vivemos, para produzir determinada mercadoria (um caderno, por exemplo), o dono da empresa (o capitalista) precisará investir dinheiro em meios de produção – matérias-primas (papel, linha para costurar o caderno, cola etc.) e instrumentos de produção (ferramentas, máquinas, local de trabalho, iluminação etc.) – e em força de trabalho (por meio do pagamento de salário aos trabalhadores). Se o total de dinheiro investido na produção for maior do que o obtido com a venda do produto, o capitalista não conseguiu gerar lucros para sua empresa. Para gerar lucro, o capitalista pode elevar o preço da mercadoria a ser vendida no mercado (decisão nem sempre possível em virtude da concorrência de outras empresas do ramo, do reduzido poder de compra dos consumidores, entre outros fatores). Outra possibilidade oferecida ao capitalista é estabelecer condições para que o trabalhador produza uma quantidade de valor superior ao salário que recebe. Por exemplo, se o trabalhador recebe R$ 1 000,00 por 40 horas de trabalho e cria em cada hora de trabalho R$ 100,00 em produtos a serem vendidos no mercado, terá produzido um valor igual ao seu salário ao final de 10 horas de trabalho. O que o trabalhador realiza nas 30 horas restantes, descontado o dinheiro investido em meios de produção, é apropriado sob a forma de lucro pelo capitalista. A esse valor excedente (não pago) que o trabalhador produz durante o tempo restante em que continua a trabalhar, Karl Marx chamou de mais-valia. A obtenção de mais-valia é uma forma de exploração específica do capitalismo, uma vez que, diferentemente dos outros tipos de sociedade (escravista ou feudal), apenas no capitalismo os trabalhadores têm o direito de vender a própria força de trabalho.

Respostas

respondido por: Danas
3

O conceito de mais-valia é um conceito que fala que o valor das coisas está na mão-de-obra empregada, o que não deixa de ser verdade, mas, o valor da mão-de-obra varia de acordo a oferta que se tem, e é aí que está o grande problema.

Existem empregos onde os salários são altos, pois não há tanta mão de obra especializada para realiza-lo, e existem trabalhos que exatamente qualquer pessoa consegue fazer.

Além disso, o empregador é livre para vender a sua mão de obra para o empregador.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares