3. (Fuvest – 1999) A peste, a fome e a guerra constituíram os elementos mais visíveis e terríveis do que se conhece como a crise do século XIV. Como consequência dessa crise, ocorrida na Baixa Idade Média: a) o movimento de reforma do cristianismo foi interrompido por mais de um século, antes de reaparecer com Lutero e iniciar a modernidade. b) o campesinato, que estava em vias de conquistar a liberdade, voltou a cair, por mais de um século, na servidão feudal. c) o processo de centralização e concentração do poder político intensificou-se até se tornar absoluto, no início da modernidade. d) o Feudalismo entrou em colapso no campo, mas manteve sua dominação sobre a econo mia urbana até o fim do Antigo Regime. e) entre as classes sociais, a nobreza foi a menos prejudicada pela crise, ao contrário do que ocorreu com a burguesia.
Respostas
A alternativa C) é a correta.
Com a crise do século XIV, o processo de centralização de poder e concentração de poder politico se intensificou, fortalecendo todas as organizações de Estado ao redor do mundo.
Com a concentração de poder nas mãos do Estado, as pessoas passaram a perder cada vez mais poder e liberdade, porém, apesar do Estado existir e crescer tanto, as pessoas conseguiram se desenvolver economicamente e socialmente.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Resposta correta: letra C
Explicação:
A alternativa “a” encontra-se incorreta, visto que o processo de urbanização iniciado com o renascimento urbano não foi interrompido por mais de três séculos, mas teve uma ampliação ao longo destes séculos e atingiu seu apogeu durante a Revolução Industrial no século XVIII. Em linhas gerais, houve uma ampliação dos limites das cidades (ou burgos) e de suas populações (burgueses), sobretudo em razão do aumento do comércio e da produção de artesanatos.
A alternativa “b” também está incorreta, pois, ao contrário de apoiar o sistema feudal, os camponeses foram protagonistas de uma série de manifestações contrárias às relações feudais e ao regime de servidão - também conhecidas como Jacqueries -, principalmente em virtude da “superexploração” que estes passaram a sofrer com o empobrecimento dos senhores feudais no contexto de crise do século XIV.
Igualmente incorreta, a alternativa “d” ignora que a nobreza, anteriormente detentora de fortes poderes locais e regionais, passou por um processo de empobrecimento e enfraquecimento no séculos finais da Idade Média. A burguesia, por outro lado, iniciou seu processo de ascensão social, sobretudo em razão da reemergência das cidades, do aumento das relações comerciais e do incremento da produção de artesanatos.
A alternativa “c”, por fim, é alternativa correta, tendo em vista que o empobrecimento dos senhores feudais e o esgotamento do sistema feudal resultaram no aumento do poder em torno dos reis e, com efeito, na edificação dos Estados Nacionais. Esse processo, que contou com o apoio e participação da burguesia, culminou na construção dos Estados Absolutistas durante o período conhecido como Idade Moderna.
Fonte: AgoraVaiENEM2020