Cidade grande Que beleza, Montes Claros. Como cresceu Montes Claros. Quanta indústria em Montes Claros. Montes Claros cresceu tanto, ficou urbe tão notória, prima-rica do Rio de Janeiro, que já tem cinco favelas por enquanto, e mais promete. (Carlos Drummond de Andrade) Entre os recursos expressivos empregados no texto, destaca-se a: a) metalinguagem, que consiste em fazer a linguagem referir-se à própria linguagem. b) intertextualidade, na qual o texto retoma e reelabora outros textos. c) ironia, que consiste em se dizer o contrário do que se pensa, com intenção crítica. d) denotação, caracterizada pelo uso das palavras em seu sentido próprio e objetivo. e) prosopopeia, que consiste em personificar coisas inanimadas, atribuindo-lhes vida.
Respostas
Letra c.
Nota-se, durante a leitura do texto, a presença de uma evidente ironia durante a descrição de Montes Claros. Inicialmente, se acredita que elementos essencialmente positivos seriam apresentados, entretanto, sabe-se que no decorrer da leitura esse contexto muda.
Isso porque o poema apresenta elementos contrários ao que se tem como ideal de cidade, apresentando grande quantidade de favelas em seu entorno, por exemplo.
Resposta:
Alternativa c) ironia, que consiste em se dizer o contrário do que se pensa, com intenção crítica.
Explicação:
A ironia é uma figura de pensamento em que se expressa o oposto daquilo que se pensa. Assim, Drummond utiliza esse recurso estilístico com a finalidade de criticar o desenvolvimento da cidade mineira Montes Claros.