Metáfora Gilberto Gil Uma lata existe para conter algo, Mas quando o poeta diz: "Lata" Pode estar querendo dizer o incontível Uma meta existe para ser um alvo, Mas quando o poeta diz: "Meta" Pode estar querendo dizer o inatingível Por isso não se meta a exigir do poeta Que determine o conteúdo em sua lata Na lata do poeta tudo nada cabe, Pois ao poeta cabe fazer Com que na lata venha caber O incabível Deixe a meta do poeta não discuta, Deixe a sua meta fora da disputa Meta dentro e fora, lata absoluta Deixe-a simplesmente metáfora. Disponível em: //letras.terra. Acesso em: 5 fev. 2009. A metáfora é a figura de linguagem identificada pela comparação subjetiva, pela semelhança ou analogia entre elementos. O texto de Gilberto Gil brinca com a linguagem remetendo-nos a essa conhecida figura. O trecho em que se identifica a metáfora é: a) "Uma lata existe para conter algo". b) "Mas quando o poeta diz: ‘Lata’". c) "Uma meta existe para ser um alvo". d) "Por isso não se meta a exigir do poeta". e) "Que determine o conteúdo em sua lata".
Respostas
respondido por:
34
Letra : a metáfora do texto de Gilberto Gil encontra-se no trecho "Que determine o conteúdo em sua lata", visto que ele aponta que o conteúdo da "lata" seria qualquer coisa que o poeta decidisse, ou seja, são todos elementos intangíveis e figurativos.
O texto de Gilberto Gil brinca com a linguagem remetendo-nos a várias metáforas que carregam em si um simbolismo impresso a objetos literais, como a lata, por exemplo, que nela cabe "tudo", o "incabível, etc.
Abraços!
respondido por:
5
Resposta:
O compositor e hábil no jogo com as palavras, ele consegue, por meio da linguagem conotativa, revelar a propia criação poética. Tem a intenção de conduzir o leitor sobre o processo de criação.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás