“O presente é a chave para o passado”. Essa frase expressa o princípio do uniformitarismo. Muitos estudos geológicos e paleontológicos se nutriram desse princípio, possibilitando, assim, compreender o mecanismo de dinâmica de um rio, a formação de bacias sedimentares, a formação de vales e o modo de vida de animais já extintos. Contudo, existem ressalvas a se fazer sobre essa análise.
Nesse sentido, surge o princípio do Atualismo, sobre o qual é correto afirmar: Alternativa 1: É aceito nas pesquisas atuais sem qualquer tipo de intercorrência em seu princípio original.
Alternativa 2: Foi desenvolvido no século XVII e respaldou os trabalho de geologia histórica desenvolvidos por James Ussher.
Alternativa 3: É uma antítese dos princípios de Steno, estabelecendo que a ordem dos estratos geológicos não correspondem a uma sequência temporal. Alternativa 4: Compreende que as leis naturais são as mesmas no presente e no passado, mas leva em consideração que a intensidade dos fenômenos podem variar ao longo do tempo.
Alternativa 5: Define que os fenômenos princípios e leis da natureza são exatamente os mesmos, independentemente da época analisada. Porém, pondera que a intensidade vaira dentro do fator temporal.
Respostas
Resposta:
Compreende que as leis naturais são as mesmas no presente e no passado, mas leva em consideração que a intensidade dos fenômenos podem variar ao longo do tempo.
Explicação:
p.29
Resposta:
Alternativa 5 (Define que os fenômenos princípios e leis da natureza são exatamente os mesmos, independentemente da época analisada. Porém, pondera que a intensidade vaira dentro do fator temporal).
Explicação:
Questão com pegadinha. Há muita proximidade entre os textos das opções 4 e 5. É necessário uma leitura cuidadosa das duas alternativas. A diferença fundamental entre as duas alternativas está na relação entre "leis naturais" (opção 4) e "fenômenos princípios e leis da natureza". Vejamos que ambas consideram o fator tempo e a variação de intensidade. A diferença é que na opção 4, a "Atualização" é posta em relação apenas com as leis da natureza. O opção 5 alarga o essa atualização, colocando-a em relação para além das leis, mas também com os próprios fenômenos. Exemplo: pensem o ciclo das águas. Na opção 4, remete apenas as leis que regem esse ciclo. Na opção 5, são considerados não apenas as leis naturais, mas também o próprio fenômeno das chuvas, por exemplo. Assim, a Atualização não altera nem a lei, nem o fenômeno. Mas pondera que o regime das chuvas pode passar por modificações em sua relação com o fator tempo.