Respostas
Explicação:
síntese síntese de moléculas a partir do dióxido de carbono atmosférico atmosférico e da água, utilizando a luz como fonte de energia.
Resposta:
Que as plantas, algas e cianobactérias fazem fotossíntese não é novidade. Entretanto, você realmente sabe o que é a fotossíntese? A seguir, falaremos mais a respeito desse processo e conheceremos suas duas atividades básicas: a reação luminosa e a reação de fixação de carbono.
→ O que é fotossíntese?
A fotossíntese é definida como um processo em que a energia solar é capturada e as moléculas orgânicas são produzidas. Esse processo é fundamental para a sobrevivência da vida no planeta e é a principal forma pela qual a energia entra na biosfera. Nas plantas, o processo de fotossíntese ocorre em estruturas especializadas no interior das células, denominadas de cloroplasto Quais são as reações da fotossíntese?
A fotossíntese é dividida em dois processos básicos: reação luminosa e reação de fixação de carbono. Na primeira reação, estão envolvidos dois fotossistemas, que são unidades formadas por moléculas de pigmentos. Nesses fotossistemas, observam-se duas regiões: o complexo antena e o centro de reação. O complexo antena coleta a energia luminosa e leva-a para o centro de reação. No centro de reação, está presente um par de clorofila a, responsável por utilizar a energia luminosa na reação Existem dois tipos de fotossistema, que trabalham juntos: o fotossistema I e o fotossistema II. No fotossistema I, um par de moléculas especiais de clorofila, designado de P700, está relacionado com o pico ótimo de absorção. O fotossistema II apresenta um par de clorofila a denominado de P680.
Reação luminosa: Inicialmente, a energia luminosa entra no fotossistema II e passa para as moléculas de clorofila P680. Essa molécula é excitada, e os elétrons energizados são transferidos, então, para um receptor de elétrons e, à medida que vão sendo retirados, são substituídos por outros elétrons que são provenientes de moléculas de água. A molécula da água sofre fotólise, fornece esses elétrons e prótons e libera oxigênio.
Através da cadeia transportadora de elétrons, pares de elétrons chegam até o fotossistema I e geram um gradiente de prótons que leva à síntese de ATP em um processo denominado fotofosforilação, em que fosfato é adicionado ao ADP. A energia absorvida pelo fotossistema I é passada para o centro de reação (clorofila P700). Os elétrons energizados são capturados por uma molécula de NADP+, e os elétrons retirados da clorofila P700 são substituídos por aqueles que estavam no fotossistema II. A energia gerada nessas reações é estocada em moléculas de NADPH e ATP, as quais foram formadas no processo de fotofosforilação. Nessa reação, portanto, não ocorre a formação de açúcar.
Reação de fixação de carbono: O ciclo de Calvin é o processo responsável pela fixação do CO2 e redução do novo carbono fixado. Ele inicia-se quando uma molécula de CO2 combina-se com a ribulose 1,5-bifosfato (RuBP), formando 3-fosfoglicerato (PGA). O PGA é reduzido a gliceraldeído 3-fosfato (PGAL). Em cada ciclo de Calvin, um átomo de carbono é adicionado ao ciclo e a RuBP regenerada, e a cada três voltas é formada uma molécula de PGAL. A grande maioria do carbono fixado é convertida em sacarose ou amido.
Explicação:
fonte: CONFIA!