Respostas
Resposta:
Morte e Vida Severina
O filme morte e vida Severina começa retratando a vida de um de vários nordestinos quem sofrem devido a falta d´água e condições melhores de emprego e renda e devido a falta de comida e moradias irregulares sofrem maus tratos do destino.
No filme é mostrado Severino um nordestino como os outros de sua família mas com o sonho de todos os nordestinos migrar para outra Região ou Estado em busca de oportunidades de emprego,mas ao decorrer de sua jornada pelo sertão do Brasil vai passando por municípios na tentativa de se dar bem porém o que ele encontra é apenas funerais de pessoas que morreram a devido as calamidades existentes no local,pois a região os únicos empregos quedariam renda seria de; coveiro, médico,rezadeira e entre pouco outros.Severino em fim encontra um lugar onde existem bastante verde devido a cana-de-açúcar pensando que seria fácil de encontrar emprego mas novamente ele estava enganado o que ele encontrou foi de novo outro funeral,com raiva e já perdendo as esperanças Severino decide ir para Recife.Quando chega à Recife, o emprego tão desejado não consegue, a única coisa que se tem é fome, que só faz aumenta a cada segundo que se passa. Devido a tal sofrimento, o mesmo pensa até em matar-se, mas vendo a felicidade que as pessoas de uma comunidade ficaram após o nascimento de uma criança, Severino começou a refletir, e percebeu; mesmo que a vida seja sofrida e miserável temos que continuar seguindo em frente. Contudo o filme passar uma lição de vida de que apesar dos imprevistos existentes na vida o aconselhado não é desistir mas sim continuar até o fim.
Resumo da Obra
Morte e Vida Severina retrata a trajetória de Severino, que deixa o sertão nordestino em direção ao litoral em busca de melhores condições de vida. Severino encontra no caminho outros nordestinos que, como ele, passam pelas privações impostas ao sertão.
A aridez da terra e as injustiças contra o povo são percebidas em medidas nada sutis do autor. Assim, ele retrata o enterro de um homem assassinado a mando de latifundiários.
Assiste a muitas mortes e, de tanto vagar, termina por descobrir que é justamente ela, a morte, a maior empregadora do sertão. É a ela que devem os empregos, do médico ao coveiro, da rezadeira ao farmacêutico.
Nota, ao vagar pela Zona da Mata, onde há muito verde, que a morte a ninguém poupa. Retrata, contudo, que a persistência da vida é a única a maneira de vencer a morte.
No poema, Severino pensa em suicídio jogando-se do Rio Capibaribe, mas é contido pelo carpinteiro José, que fala do nascimento do filho.
A renovação da vida é uma indicação clara ao nascimento de Jesus, também filho de um carpinteiro e alvo das expectativas para remissão dos pecados.
Explicação: