"Sabemos que o pequeno produtor rural enfrenta inúmeros problemas na produção e na comercialização e, muitas vezes, participa de uma marginalização socioeconômica. Na maior parte do país, se vê com orientação/assistência técnica, além de carente, inadequada; com crédito deficiente; com dificuldade em produzir e vender; sem os itens básicos da cidadania (como saúde e educação) e imerso em um contexto onde as instituições estatais estão enfraquecidas.
Verifica-se, portanto, que a reforma agrária e o fortalecimento da pequena produção são condições necessárias, mas não suficientes para a construção de um modelo sustentável de desenvolvimento rural. Ou seja, fazem parte do eixo estratégico para o desenvolvimento rural sustentável, contudo, a depender do modelo tecnológico a ser promovido nos assentamentos pode-se ter impactos ambientais e a longo prazo até mesmo sociais e políticos negativos.
Uma Ater que realmente contribua para a construção de um novo modelo de desenvolvimento rural sustentável para nosso país deve, num esforço conjunto com os membros da comunidade, propor tecnologias que contribuam para o aumento da produtividade e da renda de forma conjugada com a melhoria da qualidade de vida e com a conservação dos recursos naturais."
Fonte: Uma breve reflexão sobre o papel da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) na construção de um modelo de desenvolvimento rural sustentável. (Disponível
O sucesso do agronegócio brasileiro se deve, em grande parte, ao importante papel dos profissionais das diferentes áreas das ciências agrárias. Por se tratar de uma área muito ampla e com fortes ligações entre seus segmentos, cria-se um grande leque de oportunidades e demandas por profissionais que possuem formações e habilidades diferenciadas. De modo geral, espera-se que tais profissionais apresentem importantes competências a serem desenvolvidas.
Nesse contexto, cite as competências que os profissionais das ciências agrárias devem apresentar na difusão de novas técnicas de produção.
Respostas
respondido por:
2
Com relação às novas técnicas de produção no ambiente rural, os profissionais da área de Ciências Agrárias deverão possuir as seguintes competências:
Solucionar problemas - que podem ter relação com aspectos operacionais (técnicos) e financeiros.
Criatividade - principalmente para lidar com problemas que podem surgir dentro e fora do propriedade agrícola.
Manipular ferramentas e serviços tecnológicos - como drones, GPS, softwares climáticos, dentre outros.
Adaptar-se às novas tendências do campo - sobretudo no que diz respeito ao conhecimento e operacionalização de máquinas e implementos agrícolas.
Espero ter contribuído!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás