Respostas
O começo da influência:
No começo da Segunda Guerra Mundial, o Brasil se manteve neutro, entrando na guerra somente em 1944, como aliado dos seguintes países: Estados Unidos, Inglaterra, URSS e a Resistência Francesa.
Assim que o Brasil entrou na guerra, ele se tornou o principal exportador de látex, utilizado para fazer os pneus dos carros de combate americanos.
Desta forma, as industrias de látex e os seringais no norte do Brasil, foram, os principais setores industriais à se destacarem.
Naquela época, muitas pessoas haviam partido para o norte para trabalharem nos seringais, e com isso, a região norte do Brasil aos poucos foi se tornando uma das principais regiões industrias do país.
E o que antes abrigava apenas pequenas vilas com poucas pessoas, se tornou com a instalação de diversos trabalhadores na região, um dos principais polos de fabricação de borracha da industria brasileira, durante a Segunda Guerra Mundial.
Curiosidade:
As pessoas que trabalhavam nos seringais, no norte do Brasil, eram conhecidas como "Soldados da Borracha"
Conclusão:
Como se pode notar, a presença do Brasil na Segunda Guerra, influenciou sim os setores industriais brasileiros, principalmente, as industrias de látex e os seringais.