De acordo com Chiavenato (2003), a liderança é fundamental em todos os tipos de organizações humanas, seja em empresas, seja em cada um de seus departamentos. A liderança é essencial em todas as funções da Administração. O administrador precisa conhecer e saber conduzir as pessoas, isto é, liderar. Há diversas teorias sobre liderança, e dentre elas há a abordagem dos estilos de liderança, que se refere àquilo que o líder faz, ou seja, o seu estilo de comportamento para liderar. CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003 (adaptado). A partir do texto apresentado, assinale a alternativa correta a respeito dos estilos de liderança. A) Na liderança autocrática, o líder delega totalmente as funções para o grupo, e não exerce nenhuma forma de controle, deixando as pessoas à vontade para a tomada de decisões. B) Na liderança autocrática, o líder tem por obrigação estimular, orientar e conduzir o grupo, para que, assim, os delegados tomem as decisões com base nas vontades do seu líder. C) Na liderança democrática, o líder tende a centralizar as decisões para que toda tomada de decisão seja guiada por ele, e assim impor suas ordens e vontades aos membros do grupo. D) Na liderança liberal, o líder, apesar de ser flexível, busca conduzir e direcionar a tomada de decisões dos membros do grupo, para que, assim, as tarefas sejam concluídas mais rápidas. E) Na liderança democrática, o líder tende a delegar funções, mas está sempre por perto a fim de orientar o grupo, conduzir, aconselhar e incentivar a participação de todos da equipe.
Respostas
respondido por:
0
A alternativa E está correta.
Chiavenato desenvolveu as reflexões acerca da gestão de pessoas e seu papel como parte das atividades que envolvem desdobramentos internos e externos de uma mesma empresa.
Ele dividiu a gestão de pessoas em alguns processos dos quais podemos destacar:
- A aplicação;
- A recompensa;
- O desenvolvimento;
- O mantimento;
- A monitoração;
- Agregar as atividades.
respondido por:
1
Resposta:
Alternativa E - Na liderança democrática, o líder tende a delegar funções, mas está sempre por perto a fim de orientar o grupo, conduzir, aconselhar e incentivar a participação de todos da equipe.
Explicação:
Perguntas similares
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás