• Matéria: Sociologia
  • Autor: Daiane3009
  • Perguntado 7 anos atrás

Analise as afirmativas a seguir e a relação entre elas:

I - Daniel Bell ao escrever o livro "Sociedade pós-Industrial", em 1973, indica que a Sociologia naquele momento estava no interregno, ou seja, estava no intervalo entre o velho e o novo e isto fica caracterizado pelo uso do prefixo "pós".

PORQUE

II - O prefixo "pós" remete à ideia de posteridade, mas as suas utilizações em vários escritos sociológicos servem para indicar movimento, no caso da sociedade pós-industrial indica um movimento de superação do paradigma industrial.

Assinale a alternativa correta da questão:

Alternativas:

a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.

b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.

c)
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.

d)
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.

e)
As asserções I e II são proposições falsas.

2)
Manuel Castells em sua Sociologia, desenvolve um conceito intitulado Sociedade em Rede. Essa definição é uma grande contribuição do autor para a compreensão dos fenômenos sociais na contemporaneidade.

Sobre esse pensamento e teoria, analise as afirmativas a seguir:

I - A questão para Castells é estabelecer um diálogo em que se perceba que a tecnologia é fruto da humanidade e possibilita ampliar as experiências sociais, mas que, por si, não é capaz de criar uma nova sociedade.

II - Segundo Castells: nosso mundo está em processo de transformação estrutural desde há duas décadas. É um processo multidimensional, mas está associado à emergência de um novo paradigma tecnológico, baseado nas tecnologias de comunicação e informação.

III - Para Manuel Castells, a sociedade é que dá forma à tecnologia de acordo com as necessidades, valores e interesses das pessoas que utilizam as tecnologias.

Assinale a alternativa correta da questão:

Alternativas:

a)
I e II, apenas.

b)
I e III, apenas.

c)
II e III, apenas.

d)
III, apenas.

e)
I, II e III.

3)
A Sociologia compreensiva de Max Weber, aponta para algumas definições do que são, propriamente chamadas de "ação social". Dentro do assunto, marque "V" para as afirmativas verdadeiras e "F" para as de conteúdo falso:

( ) Ação Social Racional com relação a fins: é a ação social em que o indivíduo determina racionalmente quais são os objetivos a se alcançar, e após determinar estes objetivos, o indivíduo lança mão dos meios necessários para obtenção de tal objetivo.

( ) Ação Racional com relação a valores é a ação social determinada pela crença consciente em um determinado valor, seja este valor ético, estético, religioso, entre outros.

( ) Ação social afetiva: esta ação social é motivada por estados emocionais imediatos e afetos.

( ) Ação social tradicional: esta ação social é baseada em um costume arraigado, são vários hábitos cotidianos que realizamos quase de maneira irrefletida, são ações que se assemelham a ações miméticas ou comportamentos reativos.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:

Alternativas:

a)
V – V – V – V.

b)
V – V – F – F.

c)
V – F – V – F.

d)
F – F – F – V.

e)
F – F – F – F.

4)
No pensamento de Max Weber (1864-1920), a sociedade é resultante da ação do indivíduo que ao estabelecer relações, tem como norte a ação dos outros. Esse pensamento é próprio de sua Sociologia compreensiva.

Sobre a teoria de Max Weber analise as afirmativas a seguir:

I - Weber rejeita qualquer possibilidade de reduzir as ações dos membros de uma sociedade a algum tipo de lei natural, ou geral, que guie suas condutas.

II - Toda conduta é guiada por um significado subjetivo, pois para Weber, os fenômenos sociais possuem significado e sentido e somente quem realiza a ação pode indicar qual o significado e o sentido da sua ação.

III - A tarefa da Sociologia, segundo Weber, é compreender o significado e o sentido da ação social.

Assinale a alternativa que marca as afirmativas corretas:

Alternativas:

a)
I e II, apenas.

b)
I e III, apenas.

c)
II e III, apenas.

d)
III, apenas.

e)
I, II e III.

5)
Émile Durkheim (1858-1917) é um pensador importante para a Sociologia. Com ele a Sociologia se consolida enquanto ciência, com objeto e métodos próprios. Sobre a teoria e o pensamento de Émile Durkheim, analise as afirmativas a seguir em "V" para as verdadeiras e "F" para as de conteúdo falso:

( ) Durkheim quer abordar a sociedade como um fato sui generis, ou seja, único, que não pode ser reduzido a outros fatos.

( ) No pensamento de Durkheim, a consciência coletiva age de tal forma que as consciências individuais (indivíduos) se ajustam à vida em sociedade.

( ) Émile Durkheim assume uma posição de classe na análise dos diferentes modos de produção. Para ele, a revolução social é o fundamento da vida em sociedade.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:

Alternativas:

a)
V – V – V.

b)
V – V – F.

c)
V – F – F.

d)
F – F – V.

e)
F – F – F.

Respostas

respondido por: filipejoinville
4

Resposta:

1) B

2) E

3) A

4) E

5) B

Explicação:

Perguntas similares