• Matéria: História
  • Autor: ninadarc
  • Perguntado 7 anos atrás

“O século XX assistiu a diversas revoluções nas historiografias que incidiram diretamente na questão documental, no que tange à escrita da história africana há que se considerarem algumas fontes fundamentais: a tradição oral, as arqueológicas e os diversos textos escritos por árabes e europeus”.


Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, M. S. Movimentos na História: Notas sobre a Historiografia da Costa dos Escravos. Sankofa. Revista de História da África e de Estudos da Diáspora Africana, ano III, n. 5, julho/2010. p. 97. Acesso em 20 set. 2018.

De acordo com o texto-base Memória histórica em África: historiografia e conflitos pela memória social, a partir das décadas de 1970 e 1980, a política nacionalista de países africanos incentivou pesquisas para o desenvolvimento de abordagens e métodos historiográficos novos. Sobre o assunto, é corretor afirmar:

A
As pesquisas voltam-se para a depreciação e desvalorização do passado do continente.

B
A memória passa a ser construída a partir da memória dos europeus residentes na África.

C
A busca por materiais que comprovassem o passado colonial é o ponto de partida para a construção da historicidade africana.

D
As pesquisas no continente africano passam a valorizar as fontes históricas não escritas, tais como as tradições orais e os achados arqueológicos.

E
As pesquisas em História da África ficaram restritas aos departamentos de universidades europeias.


elisandrapinheiro12: RESPOSTA

Respostas

respondido por: thaynnaba
3

Sobre as pesquisas de história da áfrica, temos que a resposta certa é a:

D As pesquisas no continente africano passam a valorizar as fontes históricas não escritas, tais como as tradições orais e os achados arqueológicos.

Importante notar assim que as história africana foi mais contada por europeus o que desencadeou uma ideia basante diferente sobre vários aspectos da cultura africana.

Hoje busca-se valorizar novas formas de estudos da história tendo em vista uma abertura maior para que sejam utilizadas fontes não formais ou ainda não escritas.

espero ter ajudado!

Perguntas similares