Para Greimas quando alguém escreve um texto escreve um texto sobre algo – o referente do texto. Então, não se trata de separar, como em outras teorias, o mundo interno do texto da realidade externa ao texto. A realidade externa ao texto, no ato da enunciação, é incorporada ao texto, a partir da visada (ponto de vista) do autor ou autora do mesmo. Trata-se, então, de enxergar o significado como pertencente ao mundo textual, ao mundo criado pelo texto, que está em relação de causa-efeito com o mundo externo ao texto. Podemos, enfim, juntar as noções enunciativas de contexto e mundo textual com vistas a perceber outra dimensão do ato enunciativo que pode ser operacionalizada metodologicamente: o intertexto (ou interdiscurso). Ora, se o mundo textual é a realidade externa (contexto) conforme construída intencionalmente por um autor, o acesso mais direto ao contexto de um texto se encontra na relação entre textos da mesma época (ou anteriores à escrita do texto a ser interpretado). Intertexto (ou interdiscurso) é o nome que se dá a essa relação, e intertextualidade é o conceito operacional para a análise do contexto de um texto.
ZABATIERO, Júlio Paulo Tavares. Métodos e Interpretação Bíblica. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2016. Reimpresso em 2018.
Sobre intertextualidade pode-se afirmar que:
I. É uma forma de análise em que um texto é estudado a partir da relação com outros textos da mesma época ou anteriores à porção interpretada.
II. A intertextualidade percebe o sentido a partir da relação estabelecida no texto, não considera o texto como uma criação isolada, mas como ligação entre autor e leitor.
III. A intertextualidade parte da análise textual (mundo interno do texto) em sua relação com a realidade externa do texto.
IV. Na prática, a análise intertextual, por meio de pesquisa, procura termos e conceitos que indicam proximidade e relação com outras fontes textuais da mesma época.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II, III
Alternativa 2:
II, III, IV
Alternativa 3:
I, II, IV
Alternativa 4:
I, III, IV
Alternativa 5:
I, II, III, IV
Respostas
respondido por:
16
Resposta:
Resposta: Alternativa 5: I, II, III, IV
Explicação:
pagina 171
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás