Pedido de mercês, como uma recompensa, feito ao rei D. Pedro, século XVII
“nossos pais e avós naturais, que foram desse Reino, Vossa Alteza os mandou em seu serviço à povoação deste estado, depois de o conquistarmos, de justiça deve Vossa Alteza preferir para o servimos em os lugares dele, e este maior merecimento não deve ser a causa de nossa pena, nem estorvo para deixarmos de mandar a nossos filhos com tantos riscos, e dispêndios a servirem a V. A. nesse Reino, e neste Estado, como vassalos naturais de V. A.”
Resposta régia
“em quarenta anos de guerra continuada padeceram os ditos moradores muitas misérias, e infinitas hostilidades na defesa daquele Estado, aonde a maior parte deles se assinalaram em muitas ocasiões com singular valor, e com grande despesa de suas fazendas, com que a este respeito deve Vossa Majestade ser servido mandar que nos postos de milícia que vagarem no dito estado, sejam somente providos os que nele tem servido a Vossa Majestade e da mesma maneira nos ditos moradores os ofícios de justiça e fazenda, como também em seus filhos as igrejas, conezias e dignidades, pois é justo que despendendo [gastando] seus avós e seus pais as fazendas [recursos ou dinheiro], derramando seu sangue, perdendo muitos as vidas sejam os postos, os cargos e honras do dito Estado concedidas a estes sujeitos em que concorrerem as partes e qualidades necessárias”.
Fonte: Arquivo Histórico Ultramarino, documentos avulsos do Rio de Janeiro, caixa 4, docs. 105 e 106.
Material adicional:
-Conquista, mercês e poder local (Bicalho)
O rei tinha como função social a manutenção da justiça, em uma sociedade de concepção corporativa.
No período moderno, as remunerações régias por serviços prestados à monarquia reforçavam os laços políticos entre Rei e vassalos.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:o rei d.pedro ele manou varias riquesas no seculo xvll depois que ele começou a ficar sem dinheiro ele mandou matar os pais e avos naturais para pegar as suas riquesas
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás