a escola deve punir a ignorância com as provas, os exames, as avaliações, as correções, as repetições, as cópias dos modelos... alunos e professores devem permanecer em silêncio, cumprir as ordens, sentarem-se assim ou de outra forma, conforme a determinação "da mais moderna pedagogia". devem escrever mais neste material do que em outro, também conforme as mais atuais determinações de algumas autoridades que ninguém sabe muito bem quem são... sentar-se perto dos amigos, nem pensar.... vai sair conversa vão formar grupinhos, e conversa e grupinhos não são coisas boas para a escola, para os presídios, para os hospícios. o corpo deve ser dócil e obediente... silente.
Respostas
Resposta:
c)
Uma escola elaborada nesse contexto leva a exclusão das diferenças.
Explicação: corrigido ava
Respostas:
1) A educação compreende os processos formativos que ocorrem no meio social, nos quais os indivíduos estão envolvidos de modo necessário e inevitável pelo simples fato de existirem socialmente;
c) Esse texto mostra que não podemos ficar alheios à educação, pois ela está em todas as instâncias da vida e por isso é uma condição fundamental do homem como ser social.
2) "O que faz os sérvios serem sérvios, os cingaleses serem cingaleses, os franco-canadenses serem franco-canadenses, ou qualquer outra pessoa ser qualquer outra pessoa, é que eles e o resto do mundo, num dado momento e até certo ponto, para certos fins e em certos contextos, passaram a se ver e serem vistos como contrastantes com o que os cerca".
d) O mundo atualmente é marcado pela fragmentação que demarcam as identidades coletivas. Sem a mútua compreensão e respeito surgem atitudes xenofóbicas, genocídios e racismo.
3) Reflita sobre este trecho retirado da obra de Pierre BOURDIEU (2007):
As tomadas de posição, objetiva e subjetivamente, estéticas – por exemplo, a cosmética corporal, o vestuário ou a decoração de uma casa –
b) Preconceito de classe.
4) Canclini, um antropólogo argentino, escreveu sobre uma entrevista de rádio em que foi perguntado à Gómez-Peña editor da "revista bilíngue La Línea Quebrada/ The Broken Line, com sede em Tijuana e San Diego:
a) Na modernidade há a fragmentação da identidade. Ao se tornar diversa, são assumidas conforme o interesse, sem que nenhuma delas anule a outra, mesmo que pareçam antagônicas.
5) A escola deve punir a ignorância com as provas, os exames, as avaliações, as correções, as repetições, as cópias dos modelos... alunos e professores devem permanecer em silêncio, cumprir as ordens, sentarem-se assim ou de outra forma, conforme a determinação "da mais moderna pedagogia".
c) Uma escola elaborada nesse contexto leva a exclusão das diferenças.