Sobre as variedades linguísticas, analise a tira abaixo.
Sobre a tira, é correto afirmar:
(A) Na composição da tira, considerou-se, predominantemente, a variante não padrão da Língua Portuguesa.
(B) Na expressão “uma bifa na orelha”, a palavra “bifa” é usada no sentido de falar a verdade.
(C) No contexto do diálogo, a característica desnecessária encontrada nas respostas do interrogado é o uso recorrente do vocativo.
(D) Na tira, o efeito de humor consiste na passagem de uma linguagem respeitosa e formal para uma agressiva e informal.
(E) Na tira, o efeito humorístico resulta da defesa do caráter espontâneo e verdadeiro da linguagem cerimoniosa que o deputado queria esclarecer.
Respostas
Explicação:
(A) INCORRETA
Nessa tira, há o uso predominante da variante padrão da língua- aquela que segue os aspectos formais específicos de determinadas situações, como por exemplo, em um julgamento.
(B) INCORRETA
A expressão "bifa" refere-se à tapa, tabefe, porrada, etc.
(C) INCORRETA
Na situação apresentada, o vocativo "termo que serve para chamar ou se referir a algum ouvinte" não pode ser considerado desnecessário, uma vez que a conversa estabelecida pelos dois personagens deve apresentar rigor e direcionamento formal para com quem se fala.
(D) CORRETA
A quebra da expectativa na tirinha é o que estabelece o humor da tira, realizada a partir da mudança repentina de um discurso respeitoso e formal para um agressivo e informal.
(E) INCORRETA
A defesa de caráter espontâneo e verdadeiro de linguagem cerimoniosa estabalecida pelo personagem é criado durante toda a tira, o que não caracteriza em sí o efeito humorístico.