Analise as afirmações sobre a evolução histórica do conceito de segurança do trabalho:
I. Em 1831, Michael Sadler, apresentou à Comissão instalada para analisar a situação dos trabalhadores, um relatório sobre doença ocupacional, descrevendo que homens e mulheres, meninos e meninas encontravam-se doentes, deformados e abandonados. O impacto desse relatório sensibilizou tanto a opinião pública que, em 1833, surgiu a primeira legislação eficiente para a proteção do trabalhador, o “Factory Act”, que foi considerada como a 1ª Lei de Proteção ao Trabalhador.
II. Em 1970, de acordo com dados estatísticos internacionais, o Brasil aparecia como “campeão” mundial de acidentes do trabalho. Em 1972, integrando o Plano de Valorização do Trabalhador, o governo federal decretou a portaria nº 3237, que criou o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), tornando obrigatórios, além dos serviços médicos, os serviços de higiene e segurança em todas as empresas em que trabalham com 100 ou mais pessoas.
III. Em 1919, após a Primeira Grande Guerra Mundial, como parte do tratado de Versalhes, foi criada a Organização Internacional do Trabalho (OIT), com sede em Genebra, que substituiu a Associação Internacional de Proteção Legal ao Trabalhador.
É correto o que se afirma em:
A)
I, apenas.
B)
III, apenas.
C)
I, II e III.
D)
II e III, apenas.
E)
I e II, apenas.
Respostas
respondido por:
6
A alternativa correta é a D) II e III, apenas.
Dentre os principais fatos que marcaram a segurança do trabalho, na Europa no ano de 1802, tem-se a promulgação da primeira lei de proteção aos trabalhadores, a “Lei de Saúde e Moral dos Aprendizes”.
O serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), regulamentado pelo artigo 162 da CLT e NR 4, é o principal meio para o planejamento e execução de segurança no trabalho nas empresas.
Espero ter ajudado.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás