• Matéria: Física
  • Autor: ariely123martin
  • Perguntado 7 anos atrás

URGENTEEEEE
Pode ser considerado exemplo de um processo isobárico: (Justifique as falsas).

a) Um balão de gás hélio que sobe pelo empuxo atmosférico.

b) aquecimento de água em um bule.

c) água subindo pelo canudo devido a sucção.

d) convenção do vapor de água.​

Respostas

respondido por: Anônimo
14

Resposta:

c)

Explicação:

Lembre que, em um processo isobárico, a pressão é constante.

a) Falsa. O empuxo sobre o balão é causado pela diferença de pressão que o fluido (no caso, a atmosfera) faz sobre as diferentes partes do balão. Lembre agora que o empuxo depende explicitamente da densidade do fluido (no caso, da densidade atmosférica). No entanto, a densidade atmosférica varia conforme a altitude. Logo, o empuxo não é constante e, consequentemente, o processo não é isobárico.

b) Falsa. A pressão associada a este processo é a pressão de vapor da água. Esta pressão, no entanto, varia com a temperatura da água (relação de Clausius–Clapeyron). Logo, este processo não é isobárico.

c) É a única alternativa que acredito ser verdadeira. A pressão, devido à sucção, pode ser constante, pois depende exclusivamente da bomba de sucção (no caso, a boca).

d) Falsa. Acredito que deva ser "convecção de vapor de água". Grosso modo, a convecção é o processo em que ar quente (menos denso) sobe e ar frio (mais denso) desce. A pressão associada a um processão real de convecção depende de vários parâmetros, mas podemos dizer que, em geral, a pressão de um ar mais denso é maior que a pressão de um ar menos denso. Logo, este processo também não é isobárico.  

Perguntas similares