Respostas
A energia solar é renovável, limpa, não esgota e ainda pode ser usada como alternativa de energia elétrica em residências próprias.
A luz e o calor do sol podem ser utilizados como forma de energia para nossa sociedade. A chamada energia solar possibilita uma alternativa de obtenção de energia elétrica, através de tecnologias capazes de captar, transformar e distribuir a luz solar.
O sol é uma fonte renovável e não se esgota. A energia dos raios solares é uma alternativa de energia inacabável e sua agressão ao meio ambiente é menor, pois não polui já que é uma fonte limpa.
Para conseguir captar e utilizar a energia do sol, há duas maneiras principais:
• Fotovoltaica: quando a luz do sol toca nos painéis com células fotovoltaicas, ela se transforma em energia elétrica diretamente através do efeito fotovoltaico. O sol traz consigo uma energia chamada fótons que, absorvida pelas células, emitem elétrons em movimento gerando a eletricidade. Essa energia pode ser usada imediatamente ou ficar armazenada em baterias para eventual uso.
• Painéis de silício: um dos elementos em maior quantidade na natureza, são os mais utilizados.
• Térmica: os raios solares são captados a partir de coletores solares que, com o calor solar, aquecem a água para assim serem usados no aquecimento de ambientes e águas de hotéis, residências ou até em processos industriais.
A energia solar é uma das formas de energia mais confiáveis e que ganha certa vantagem com relação a outros tipos de energias.
Mesmo tendo custos considerados altos, o uso da energia em residências pode ser uma boa alternativa de diminuir gastos com a conta de luz, diminuir o consumo e até ajudar na preservação do meio ambiente. É necessário saber qual a finalidade da instalação dos sistemas, sendo para geração de energia elétrica ou aquecimento. A localização dos painéis e coletores da luz do sol devem ficar em locais estratégicos e bem posicionados, para obter melhor rendimento e captação dos raios solares.