Respostas
Um modismo (ou idiotismo ou expressão idiomática) é uma expressão fixa cujo significado não se pode deduzir pelas palavras que a compõem, isto é, que não se compreende pelo sentido literal. Trata-se de um hábito/vício linguístico, próprio de um povo, que permite condensar uma ideia em poucas palavras e transmitir esse conceito a todos aqueles que compartem uma mesma língua, não tendo tradução/correspondência directa para outras línguas.
Vejamos alguns exemplos de modismos na língua portuguesa para compreender como funcionam estas expressões idiomáticas. A expressão “Comprar gato por lebre” é. usada para fazer referência a quem é enganado (julgando “comprar” uma coisa, cuja qualidade é inferior à desejada/aguardada/pretendida) ou ainda a expressão “Dar com a língua nos dentes” também nada tem que ver com a articulação, mas com o facto de dizer ou contar algo que não se podia porque era segredo ou confidencial.
A ideia de surpreender alguém “com as mãos na massa”, por outro lado, refere-se ao facto de apanhar uma pessoa em flagrante no momento em que está a fazer algo ilegal ou incorrecto: “A mãe apanhou o filho com as mãos na massa: estava mesmo a olhar para ele quando subia para um banco para apanhar os caramelos”. Por outro lado, “pôr as mãos na massa” é equivalente à expressão “arregaçar as mangas” (começar a trabalhar para levar um projecto avante).
Leia mais: Conceito de modismo - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/modismo#ixzz3dBTqcQt
A partir de um estudo sobre seus conceitos, notamos que a diferença entre o consumo e o modismo é que no consumo as pessoas adquirem somente aquilo que lhes é necessário para sobrevivência.
Porém, no consumismo a pessoa gasta tudo aquilo que tem em produtos supérfluos, que muitas vezes não é o melhor para ela.
Deste modo, é possível observar que as características positivas e negativas se dão através do poder de compra, e da falta de necessidade daquele item, o que pode ser prejudicial, pois em um sistema onde a indústria cultural utiliza da publicidade para instigar os indivíduos ao consumo, as diferenças sociais são mais observadas, e, unindo os dois conceitos, podemos entender a sociedade atual, baseada em um sistema de consumo e venda, onde o indivíduo fornece sua força de trabalho e compra aquilo que almeja como uma falsa ilusão de riqueza.
Mais sobre a ciência:
https://brainly.com.br/tarefa/13371524