Considerando que o movimento humano é diversificado, levando em conta não somente as diferentes possibilidades e condições em que as pessoas podem se movimentar, como em uma competição ou simplesmente em uma atividade diária, mas também considerando aspectos individuais (por exemplo, diferenças de desempenho entre pessoas que realizam uma mesma tarefa, como ao saltar ou correr), sem dúvida, análise e descrição do movimento humano não é uma tarefa tão fácil. Diante de tantas possibilidades, deve-se concordar que é necessário a utilização de termos-padrões para a descrição e análise do movimento, sendo esse um dos papéis atribuídos ao campo da Cinesiologia. Entendo a importância de se estudar a terminologia descritiva do movimento humano, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correspondente. I. Para se estabelecer um ponto de partida para a descrição dos movimentos corporais, foram estabelecidas posições neutras que servissem de referência, como por exemplo, a posição anatômica. Nessa posição a pessoa está em pé, com o corpo ereto, com os olhos dirigidos para frente, os pés paralelos e bem afastados, os ombros hiperextendidos mantendo os membros superiores e as palmas das mãos voltados posteriormente. II. Movimento engloba mudança de lugar, posição e/ou postura no espaço, algo que para ser identificado não precisa, obrigatoriamente, ser relacionado a algum tipo de referência. III. Afim de se obter uma descrição precisa do movimento, cabe ao avaliador posiciona-se corretamente. A melhor visualização de qualquer movimento sempre será obtida quando o avaliador se posicionar paralelamente ao plano (sagital, frontal ou transversal) em que estão ocorrendo os movimentos, pois nessa posição é possível visualizar os movimentos ocorrendo ao longo do respectivo eixo de rotação. IV. Os membros superiores e inferiores formam o esqueleto axial. Esses membros são tidos como as partes presas e/ou anexas às partes fixas do corpo. Essas partes fixas, simplificadamente, cabeça, pescoço e tronco, formam o esqueleto apendicular. V. Denomina-se de movimento linear (ou de translação), o movimento ao longo de uma linha que pode ser reta ou curva, onde todas as partes do corpo envolvidas se movimentam na mesma direção e com a mesma velocidade. Já se atribui como movimento angular (ou de rotação), movimento que envolve a rotação ao redor de uma linha ou de um ponto central, ou seja, que possua um eixo de rotação. Assinale a alternativa que analisa corretamente as afirmações:
Respostas
respondido por:
6
As afirmativas I, III e V estão corretas.
Os membros torácicos e pélvicos fazem parte do esqueleto apendicular, e não do esqueleto axial, o esqueleto axial é formado por crânio, vértebras, costelas, esterno e pelve.
Todo e qualquer movimento precisa se uma referência, se não há referência, não há como saber se houve alguma mudança de posição, é por isso que devemos definir planos e pontos de referência para cada movimento, é uma forma de criar um padrão de avaliação.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás