O vazamento de petróleo causado pela explosão da plataforma oceânica no Golfo do México, em abril de 2010, provocou um desastre ambiental de grandes proporções. Com relação às possíveis consequências das manchas de petróleo na superfície do oceano, considere as afirmativas a seguir.
I. Interferem na passagem de luz, prejudicando a fotossíntese das algas.
II. Provocam a proliferação de dinoflagelados, causando o fenômeno da “maré vermelha”.
III. Modificam o pH da água do oceano, liberando gases que ocasionam o aumento do buraco na camada de ozônio.
IV. Afetam a difusão do oxigênio da atmosfera para a água do oceano.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
Somente as afirmativas I e II são corretas.
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
Respostas
Olá!
Reposta = Somente as afirmativas I e IV são corretas.
Vamos por eliminatória !
I. Interferem na passagem de luz, prejudicando a fotossíntese das algas
- Sim, pois a algas precisam de luz para realizar a fotossíntese !
II. Provocam a proliferação de dinoflagelados, causando o fenômeno da “maré vermelha”.
- A maré vermelha é um acontecimento natural ocorre devido à aglomeração em conseqüência da proliferação(multiplicação) de micro-algas dinoflageladas (Filo Dinophyta), causando efeito na coloração da água (vermelha ou marrom) em ambientes de estuário (encontro do rio com o mar) e também em regiões marinhas.
- II Não ter haver com o anunciado Com relação às possíveis consequências das manchas de petróleo na superfície do oceano!
- as manchas de petróleo é erro humano ,
- maré vermelha é um acontecimento natural.
elimina a II.
III. Modificam o pH da água do oceano, liberando gases que ocasionam o aumento do buraco na camada de ozônio.
Algumas substâncias têm seus efeitos tóxicos atenuados ou magnificados em pHs extremos, como aquelas presentes em despejos de produtos químicos.
Com a diminuição do pH da água ( por exemplo, por meio do despejo de ácidos), os peixes apresentarão uma maior freqüência respiratória, passando a abocanhar o ar na superfície; em pH extremamente baixo, têm morte imediata. com o aumento do pH (por exemplo, pelo despejo de soda), há formação de óxido de cálcio que provoca corrosão do epitélio branquial e das nadadeiras, levando os peixes à morte. A amônia, por exemplo, quando presente no meio em pH acima de 9 e altas temperaturas tende a ser altamente tóxica. Já alguns metais em pH menor que 4 apresentam uma maior toxicidade, Novamente ocorrem variações nas tolerâncias de espécie para espécie a diferentes pHs, mas valores entre 7 e 8 são, geralmente, considerados adequados para peixes de água doce. A Resolução CONAMA 357/05(2), estabelece que águas das Classes Especial, I e II, são destinadas, entre outros, à preservação da vida aquática (artigo 4º), e estipula que a faixa de pH para essas Classes deve ser de 6,0 a 9,0.
já a causa no buraco na camada de ozonio
aerossóis, ar condicionado e gás de geladeira. Ele é a principal causa desse problema, e mesmo com isso o buraco na camada de ozônio continua só aumentando, outro grave problema que acarreta no aumento do buraco na camada de ozônio é a ampliação da industrialização e o número de veículos nas ruas, responsáveis pelo alto índice de emissão de gases poluentes do meio ambiente.
IV. Afetam a difusão do oxigênio da atmosfera para a água do oceano
sim , afeta pois usado para referir-se ao conjunto de todos os gases que estão presentes na água do mar. Ao comparar-se a composição dos gases presentes na atmosfera e na água do mar, pode-se notar uma clara semelhança. Na atmosfera, há a predominância dos gases nitrogênio (N2) (78,1%) e oxigênio (20,9%), enquanto nos oceanos esses mesmos gases representam aproximadamente 84% dos gases dissolvidos!
Claramente reposta correta: Somente as afirmativas I e IV são corretas.
Espero ter ajudado !
reposta Somente as afirmativas I e IV são corretas