Respostas
Resposta:
Podemos elencar muitas vantagens da utilização das águas subterrâneas, dentre as quais:
– A captação apresenta baixos custos se comparados com os das águas superficiais por exigir menos construções;
– Maior facilidade de exploração, podendo ser ter sua prospecção mais popularizada;
– Menor impacto ambiental, desde que os poços sejam feitos com a devida outorga da autoridade administrativa, seguindo-se corretamente todos os trâmites técnicos exigidos;
– Apresentam bom nível de potabilidade, ou seja é de boa qualidade para o consumo humano;
– As águas subterrâneas por estarem em locais sem contato direto com as nossas atividades são mais protegidas dos agentes poluidores
No caso do Brasil:
O Brasil, por exemplo, possuí, o maior reservatório subterrâneo de aguá doce do mundo, o aquífero Guarani.
Pontos à favor
Por um lado, possuir a maior parte do aquífero, é favorável ao Brasil, pois, a aguá potável, está se tornando, um recurso escasso, portanto, nessa questão, o Brasil se torna privilegiado, graças ao Aquífero Guarani.
Contrapontos
Já o contraponto, é que, mesmo sendo aguá potável, a maior parte deste recurso, está no subterrâneo, em camadas muito fundas, onde as chances de retirada são quase nulas.
Conclusão:
Sendo assim, grande parte da aguá do aquífero, se torna inútil, pois, até mesmo, em caso de necessidade, não poderíamos usa-la, devido à dificuldade de retirada deste recurso.
Mas, poderíamos captar pelo menos, a porção de aguá, que está na região mais rasa do aquífero, fazendo o uso de poços artesianos, para realizar esta tarefa.