• Matéria: Ed. Física
  • Autor: isabelafreire45
  • Perguntado 7 anos atrás

Uma articulação diartrodial permite movimento livre entre os ossos que são articulados, sendo que o complexo do cotovelo contém três exemplos de articulações desse tipo: umeroulnar, umerorradial e radioulnar proximal. A respeito das articulações que compõem o complexo do cotovelo, considere as afirmações a seguir e assinale a alternativa correspondente.



I. A articulação radioulnar proximal é sinovial elipsoidal (biaxial) e os movimentos que ocorrem nessa articulação são rotação medial e rotação lateral, no plano transversal.

II. A articulação umeroulnar é sinovial em gínglimo (uniaxial) e os movimentos que ocorrem nessa articulação são flexão e extensão, no plano sagital. Essa articulação é a principal para movimentar o antebraço em relação ao braço.

III. A articulação umerorradial é sinovial trocoidea (uniaxial) e os movimentos que ocorrem nessa articulação são supinação e pronação, no plano frontal. Essa articulação auxilia a articulação umeroulnar.



É correto o que se afirma em:

A)
I, apenas.

B)
II, apenas.

C)
I e III, apenas.

D)
II e III, apenas.

E)
I, II e III.

Respostas

respondido por: vanessafonntoura
17

A alternativa correta é a D)  II e III, apenas.

A articulação do cotovelo é um gínglimo ou articulação em dobradiça. Possui três articulações: úmero-ulnar, entre a tróclea do úmero e a incisura troclear da ulna, úmero-radial, entre o capítulo do úmero e a cabeça do rádio e rádio-ulnar proximal, entre a cabeça do rádio e a incisura radial da ulna.

A articulação do cotovelo é classificada estruturalmente como uma articulação sinovial. Também é classificado estruturalmente como uma articulação composta, pois há duas articulações na articulação.

Espero ter ajudado.

Perguntas similares