• Matéria: História
  • Autor: leticia273652
  • Perguntado 7 anos atrás

os principais gregos e seus pensamentos​

Respostas

respondido por: gabibibiqueen
0

1. Tales de Mileto (624 a.C.- 558 a.C.)

filosofos gregos antigos

Considerado o primeiro filósofo ocidental, Tales de Mileto nasceu onde hoje é a Turquia, e na época era uma colônia grega. Em uma visita ao Egito, Tales teria aprendido regras de geometria, e através da observação e da dedução, chegou a conclusões importantes para época, como, por exemplo, a influência das condições de tempo nas colheitas de alimentos.

Atribui-se a ele a primeira previsão ocidental do eclipse total do sol, pois o filósofo também se interessava por astronomia. Ele acreditava no monismo, teoria que tudo no universo poderia ser reduzido, e era originado de uma matéria principal, no caso, a água.

Fundou a Escola de Tales, que se fixou como a primeira e mais importante escola de conhecimento Grega.

Saiba mais sobre Tales de Mileto através de sua biografia completa.

2. Anaximandro (610 a.C. - 546 a.C.)

sakd

Discípulo e assessor de Tales de Mileto, Anaximandro também nasceu em Mileto, colônia grega na atual Turquia, e frequentou a Escola de Mileto, fundada pelo primeiro filósofo ocidental para procurar uma razão natural para o mundo.

Estudando nos campos de conhecimento de astronomia, matemática, geografia e política, Anaximandro acreditava que o nosso mundo era apenas um entre vários outros, que se desenvolviam, evoluíam e destruíam, em um processo infinito e inevitável.

Para Anaximandro, tudo tinha início no que ele chamava de Apeiron, algo que não tem fim, nem começo, e é a origem de todas as coisas. Nele continha toda a natureza. Ele também acreditava que o sol agia sobre a água, criando seres que evoluíam para várias coisas que conhecemos hoje, pensamento que se assemelha ao que hoje conhecemos como Teoria da Evolução.

Leia mais sobre a trajetória de Anaximandro.

3. Pitágoras (582 a.C. - 497 a.C.)

jijsda

Nascido na ilha de Samos, no mar Egeu, Grécia, Pitágoras chegou a estudar na Escola de Mileto também, mas seus conhecimentos matemáticos eram tão avançados, que o filósofo ultrapassou o mestre e seguiu em viagens para adquirir novos saberes.

Conhecido por ser um matemático brilhante e também místico, Pitágoras afinou o seu conhecimento matemático quando se fixou por mais de vinte anos no Egito, examinando os cálculos africanos. A partir de então criou o famoso Teorema de Pitágoras.

O pensador via nas proporções geométricas explicações para tudo que acontecia na natureza. Para ele, os números explicavam desde porque uma música é agradável aos ouvidos (escalas tonais de música) a, por exemplo, o funcionamento dos seres vivos, plantas, etc. Inclusive, ele e seus discípulos eram místicos e acreditavam que o ser humano tinha ciclos, reencarnando esporadicamente para viver tudo de novo.

Quer saber mais? Acesse a biografia completa de Pitágoras.

4. Heráclito (540 a.C. - 470 a.C.)

kasd

Nascido em uma família nobre em Éfeso, Heráclito é conhecido por afirmar que tudo estava em constante estado de transformação. Suas ideias eram a gênese do que conhecemos hoje por metafísica.

Ao contrário dos seus antecessores, o filósofo supostamente foi autodidata, aprendendo sozinho sobre as questões de ciência, teologia e relações humanas. O movimento era para ele o principal fundamento da natureza, a verdade então seria dialética, sempre com dois opostos se relacionando.

O fogo é o elemento fundador da natureza para o filósofo, considerando que o tempo todo se agita, se transforma e origina toda a natureza.

Entenda mais da filosofia de Heráclito através de sua biografia completa.

5. Parmênides (510 a.C. - 445 a.C.)

aios

Parmênides nasceu na colônia grega de Eleia, no litoral sudoeste da atual Itália, na Magna Grécia. Frequentou a escola que Pitágoras fundou na Itália e era de família rica e influente.

Ele concluiu que o mundo era uma ilusão, baseado em suas ideias do que era o ser. Não há nada além do ser, pois tudo o que existe é, e tudo que o existe não é. A natureza para Parmênides era imóvel, não se dividia, não se transformava e estava presente em tudo, ela simplesmente "era". Se "tudo" era composto pelo ser, que não se alterava, mas claramente o mundo que via com os seus olhos mudava, então esse "tudo" se tratava de uma mentira.

Suas ideias influenciaram o pensador Platão, que veio a ser um dos mais importantes da filosofia grega.

Saiba mais sobre Parmênides em sua biografia completa.

Perguntas similares