Respostas
Apartheid [apartáid] significando "separação") foi um regime de segregação racial implementado na África do Sul em 1948 pelo pastor protestante Daniel François Malan — então primeiro-ministro —, e adotado até 1994 pelos sucessivos governos do Partido Nacional, no qual os direitos da maioria dos habitantes foram cerceados pela minoria branca no poder.
Resposta:Apartheid
O Apartheid (em africâner significa "separação") foi um regime de segregação racial que ocorreu na África do Sul a partir de 1948, o qual privilegiava a elite branca do país, que perdurou até as eleições presidenciais de 1994, ano em que ascendeu ao poder Nelson Mandela, o maior ícone de liderança da África Negra, que pôs fim ao regime segregacionista, lutando pela igualdade racial na África do Sul.
História do Apartheid: Resumo
Os primeiros europeus a constituírem colônias no sul do continente africano foram os holandeses, os quais empregavam em suas plantations no litoral o trabalho escravo dos autóctones. Por conseguinte, a colônia do Cabo foi tomada pelo Reino Unido em 1800 e, já em 1892, foi limitado o sufrágio dos negros com base no nível de instrução e nos recursos financeiros que possuíam. No ano de 1894, os indianos foram privados de seu direito de voto e, em 1905, foi a vez dos negros serem espoliados do direito de voto e terem sua circulação restringida a determinadas áreas.
Com a guerra entre ingleses e bôeres, tivemos a capitulação entre as duas repúblicas e, no ano de 1910, uma Constituição negociada entre bôeres e ingleses criou a "União Sul-Africana", abrindo espaço para o regime do Apartheid, apesar da fundação do Congresso Nacional Africano, partido político criado em 1912 para defender os direitos dos negros.
O regime do apartheid iniciou-se no período colonial, contudo, é tratado oficialmente a partir das eleições gerais de 1948, quando a nova legislação passou a segregar os habitantes em grupos raciais ("negros", "brancos", "de cor" e "indianos").
Posteriormente, num processo iniciado em 1990 pelo presidente Frederik Willem de Klerk, por meio de negociações para acabar com o regime racista, teremos eleições democráticas em 1994, que foram vencidas pelo Congresso Nacional Africano, sob o comando de Nelson Mandela.
Do ponto de vista ideológico, vale dizer que o Apartheid nasceu a partir do conceito romântico de "nação", o mesmo utilizado pelo pensamento fascista, estabelecendo uma hierarquia racial e um labirinto legal de discriminação racial na África do Sul.