as drogas estao separadas em classes de acordo com os seus efeitos : depressores, estimulante ou alucinogeno. cite a classe a qual pertence o alcool, explicando seus efeitos sobre o sistema nervoso central
Respostas
Resposta:
O álcool no organismo: como ele atua
Ao ser ingerido, o álcool é absorvido pelo estômago para a corrente sanguínea, o que leva 30-90 minutos. Por meio do sangue, o etanol se espalha para as mais diversas partes do corpo, atingindo todas as células.
Chegando ao cérebro, o efeito do etanol é primeiramente excitatório, liberando serotonina, um neurotransmissor associado à alegria e satisfação, sendo que as pessoas ficam desinibidas e até mais corajosas.
No entanto, passado esse primeiro momento, o álcool começa a deprimir o sistema nervoso central por aumentar as quantidades do neurotransmissor GABA, o que pode causar até a perda da consciência.
Em doses elevadas, o etanol pode causar risco elevado de envenenamento, sendo que algumas vezes essa situação provoca a morte por parada cardiorrespiratória de quem consumiu exageradamente.
Efeitos imediatos: o que você sente após o consumo do etanol
Logo depois de consumir bebidas alcoólicas, os sintomas começam a aparecer em intensidade proporcional à quantidade ingerida. Entre eles, os mais comuns são:
Fala arrastada, sonolência e alterações na visão e audição
São os primeiros efeitos do etanol ao atingir o sistema nervoso, iniciando a etapa depressora, aumentando o risco de quedas e acidentes.
Dores de cabeça
A sensação de crânio pesado e dolorido ocorre, principalmente, devido à ação depressora e a efeitos decorrentes do etanol no cérebro.
Náuseas e vômitos
Após ingerir o álcool, principalmente em grande quantidade, o corpo tentará se livrar desse excesso, para evitar efeitos maléficos ainda maiores.
Azia e queimação
O etanol é um agente irritante da mucosa e aumenta a produção dos ácidos digestivos, o que provoca tais sensações desagradáveis.
Diarreia
Por acidificar o intestino e afetar a flora, ter diarreias após ingerir bebidas alcoólicas é um sintoma muito comum.
Efeito diurético
O etanol inibe o sistema de controle da retenção hídrica pelos rins, sendo que, após o consumo, o corpo eliminará muito líquido pela urina e pode até ficar desidratado.
está na base de variadas situações de doença do indivíduo, sendo diretamente responsável, ou predispondo, associando-se e agravando doenças como tuberculose, doenças cardiovasculares, doenças digestivas e cancro.
Os efeitos imediatos do álcool no cérebro podem ser de caráter depressor ou estimulante, em função da quantidade absorvida.