• Matéria: Direito
  • Autor: rogerioalexandpc2dpn
  • Perguntado 7 anos atrás

Com a velocidade das mudanças nas regras e nas condições das disputas do mercado globalizado, qualquer nível de limitação de visão externa seria fatal. Não acompanhar e não monitorar a dinâmica externa da competitividade é um erro do poder decisório organizacional e o risco de exclusão do “jogo” concorrencial será iminente. Com o objetivo de evitar esse risco, é essencial que a organização implante e mantenha processos estruturados de Inteligência Empresarial Competitiva.





Fonte: TAMMENHAIN, ANTONIO C. Gestão de Operações de Segurança, estratégia e tática. 1ª Ed. Curitiba: InterSaberes, 2019 (Capítulo 6).





Com base no texto e no livro base da disciplina assinale a única alternativa correta sobre o conceito Inteligência Empresarial Competitiva:

A É o conjunto de ações de ligação e complementaridade entre os processos de Gestão de Risco, Gestão de Crise e Gestão de Continuidade de Negócio, com os processos de Gestão do Conhecimento como forma de assessorar o poder decisório da organização.
B É o conjunto de ações para identificar os sinais do mercado que apontam para novas ameaças e para oportunidades e disseminar esse conhecimento ao poder decisório, em tempo útil, para aumentar as chances dos acertos nas decisões estratégicas.
C É toda a estrutura de monitoramento e análise de dados e informações de origem interna à organização, para proteger o conhecimento empresarial de valor estratégico, visto que o monitoramento das informações externas é atribuição exclusiva da Inteligência do Estado.
D São os processos responsáveis por obter informações com valor estratégico e sempre disseminá-las para conhecimento geral em toda a estrutura da organização de modo que todas as pessoas dela tenham conhecimento, eliminando assim, a vantagem competitiva da organização concorrente.
E São apenas os processos de monitoramento de informações externas com interesse para os processos críticos de segurança. Nos processos decisórios da alta gestão no nível estratégico essas informações devem ser desconsideradas, em virtude da sua sempre baixa confiabilidade.

Respostas

respondido por: winederrn
7

Letra A.

Porque, na prática, a inteligência proposta diz respeito ao constante estudo dos ambientes interno e externo e elaborações de estratégias que sejam capazes de antecipar necessidades - obtenção de dados sobre o mercado, possíveis mudanças na legislação, alterações dos hábitos dos consumidores - das empresas.

Nessa perspectiva, a Inteligência Empresarial Competitiva é desenvolvida pela cúpula de uma organização (CEO e diretores), que possui os conhecimentos e Habilidades Conceituais para planejar o futuro e definir os objetivos da empresa.

Siga firme na direção dos seus sonhos!

Perguntas similares