Respostas
ESPERO QUE TE AJUDE
*RESPOSTA*
Ficou conhecida pelo seu papel heróico na guerra do “Trono de Ouro”, no Gana. Conhecida por ser uma mulher forte, Asantewaa defendeu sempre o que acreditava ser a santidade da sua terra e cultura.
Nasceu: em 1840 em Besease, no atual Gana, e morreu a 17 de outubro de 1921, nas Seychelles.
Reconhecida:
- por ter inspirado e apoiado o que é hoje conhecido como guerra do "Trono de Ouro". O "Trono de Ouro” era a propriedade mais sagrada da nação Ashanti - atual Gana -, tendo o representante britânico na época na Costa do Ouro, Frederick Mitchell Hodgson, exigido que lho dessem.
- por se ter pronunciado sem hesitar e em frente aos homens Ashanti, quando confrontada pela exigência do representante britânico. Afirmou: "É verdade que a bravura dos Ashanti acabou? Não posso acreditar. Não pode ser! Devo dizer: Se vocês, homens de Asante, não vão em frente, então nós vamos. Apelo às minhas companheiras mulheres. Vamos lutar contra os homens brancos. Vamos lutar até que a última de nós caia no campo de batalha”.
- por ter sido nomeada por uma série de reis regionais Ashanti a líder da força de guerra de combate. Foi a primeira e única mulher na história de Asante com estas funções.
- por ter estado, em momentos diferentes, na frente de guerra para dar conselhos e cuidar do abastecimento dos combatentes Asante - aos 60