• Matéria: Pedagogia
  • Autor: beacunha9
  • Perguntado 7 anos atrás

Sobre o componente curricular Projeto de Vida, quais afirmações são verdadeiras?

I. No final do ano letivo é importante que o professor de Projeto de Vida retome o material produzido nas aulas com os estudantes, numa cerimônia simbólica sobre quem eram e quem são e quais caminhos percorreram. Dessa forma, no início do ano letivo seguinte, uma etapa do Projeto de Vida dos estudantes poderá ser iniciada na e pela escola.

II. O perfil do estudante deve ser de conhecimento de todos os profissionais da escola e deve ser usado para alinhar os educadores (todos que têm interface com o estudante) em como agir e atuar com o estudante nos diversos espaços da escola. O professor de Projeto de Vida deve alimentar constantemente esse perfil, com informações advindas de suas aulas, em diálogo com os estudantes. Fundamentalmente, o professor de Projeto de Vida deve acompanhar que competências socioemocionais estão sendo mais mobilizadas e desenvolvidas em cada estudante e quais precisam ser prioritariamente fortalecidas, de modo que todos os professores – orientados pela Coordenação Pedagógica – possam acompanhar e contribuir no desenvolvimento do estudante.

III.O projeto de vida é fruto somente do esforço do professor de Projeto de Vida.

IV. Todos devem falar e agir com o estudante de maneira afirmativa direcionando-o, assim, para tomar consciência da necessidade de mudar de atitude e das formas de fazê-lo. Uma cultura escolar centrada no estudante tem como objetivo fortalecê-lo em todas as suas dimensões na busca por seu projeto de vida. Assim, a escola provê as condições de uma formação acadêmica de excelência associada a uma sólida formação para a vida e a um conjunto de competências socioemocionais fundamentais para viver neste século.

V. Todos os profissionais da escola devem reunir esforços para, por meio do projeto escolar, realizar os projetos de vida dos estudantes. Assim, é a escola que deve prover as condições de uma formação acadêmica de excelência associada a uma sólida formação para vida e ao desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais – não há projeto de vida sem excelência acadêmica. A equipe de educadores se envolve com o Projeto de Vida, mesmo não sendo professor desse componente curricular, de modo que o trabalho ao longo dos anos estimule no estudante a crença no seu potencial e o motive a atribuir sentido à criação do projeto que dá perspectiva ao seu futuro.

Respostas

respondido por: horushorus
9

Resposta:

c. I, II, IV e V.

Explicação:

Uma vez que o Projeto de vida não é exclusivida somente do professor, mas todo o coletivo escolar dando ênfase ao protagonismo juvenil.

respondido por: Matheusieti
13

Sim. As alternativas I, II, IV e V estão corretas.

A partir da formação continuada o educador terá a capacidade de desenvolver e melhorar sua prática didática, e aumentará seu conhecimento como professor, valendo levar em consideração o desenvolvimento pessoal do mesmo além das experiências desenvolvidas no processo de estudo. 

Dessa maneira, é possível notar que através de um processo formativo que o educador é capaz de expor seu saber, orientando a prática tendo com base a teoria, além da compreensão na formulação das habilidades de lecionar para os alunos.

Perguntas similares