Respostas
Resposta:
Este setor compreende as atividades industriais as quais somam uma série de equipamentos e tarefas – trabalhos realizados pelo Homem - para transformar matérias primas em bens fabricados, destinados ao uso da sociedade humana. Por exemplo, o algodão (matéria prima), depois de alterada, modificada e moldada por uma série de operações, resulta em tecidos e, posteriormente, em vestuário que é um bem destinado ao consumo. Em nosso entorno se encontram vários objetos cujas matérias primas passaram pelo processo de industrialização.
A indústria moderna tem a sua característica maior na divisão do trabalho. Nos findos da Idade Média, a manufatura era de natureza exclusivamente artesanal: era comum a mesma pessoa – tecelão, marceneiro, ferreiro, ceramista e etc. – buscar na natureza a matéria prima e através do seu trabalho alterá-la e criar o produto do qual necessitava. Com o passar do tempo, através da experiência, o Homem acumulou conhecimentos técnico-científicos sobre sua manufatura e, inclusive, da natureza a ponto de se organizar em oficinas. Mais tarde, com o surgimento da máquina a vapor, na segunda metade do século XVIII, passaram a se desenvolver as indústrias que conhecemos hoje, grandes e avançadas, com sua produção organizada em série onde cada pessoa se especializa em tarefas específicas sobre uma parte do produto.
A) Indústria extrativa
Outrora, o extrativismo foi a atividade mais importante praticada pelo Homem e, durante muito tempo, esta foi uma atividade exclusiva do Setor Primário. Hoje, tornou-se essencial, pois diante da necessidade cada vez maior de matérias primas o extrativismo se vale do uso de equipamentos (máquinas, aparelhos eletrônicos e etc.) e técnicas industriais e, assim, ele passa a figurar no Setor Secundário. Prova disto, para abastecer as indústrias com matérias primas, são exemplos a pesca que utiliza embarcações modernas e radares para localizar os cardumes; e a mineração, que utiliza máquinas e aparelhos sofisticadíssimos para tirar grandes quantidades de minérios das jazidas que originarão os metais, o petróleo e o carvão mineral que são utilizados como fontes de calor e energia.
B) Indústria de Transformação
É assim chamada porque transforma, ou seja, altera e modifica as matérias primas obtidas do Setor Primário (agricultura, pecuária e extrativismo tradicional) e do Setor Secundário (indústria extrativa: mineral e pescado) em bens utilizados pela sociedade humana.
Explicação: