• Matéria: ENEM
  • Autor: Aleelpapu4984
  • Perguntado 7 anos atrás

A sociedade das três ordens Nas proximidades do ano mil, a literatura ocidental apresenta a sociedade cristã segundo um esquema novo que logo conhece grande sucesso. A sociedade é composta por um "povo triplo": sacerdotes, guerreiros, camponeses. Três categorias distintas e complementares, cada uma necessitando das outras duas. Seu conjunto forma o corpo harmonioso da sociedade. [...] por volta de 1030 o bispo Adalberón de Laon lhe deu uma versão elaborada em seu poema ao rei capetíngio Roberto o Piedoso: "A sociedade dos fiéis forma um só corpo; mas o Estado compreende três. Porque a outra lei, a lei humana, distingue duas outras classes: nobres e servos, com efeito, não são governados pelo mesmo estatuto... Eis os guerreiros, protetores das igrejas; eles são os defensores do povo, dos grandes e dos pequenos, enfim, de todos, assegurando ao mesmo tempo sua própria segurança. A outra classe é a dos servos: essa raça maldita nada possui sem penar. Quem poderia, com o ábaco na mão, contar as inquietações dos servos, suas longas caminhadas, seus duros afazeres? Dinheiro, vestuário, alimento, os servos fornecem tudo a todo mundo, e nenhum homem livre poderia viver sem eles. Há um trabalho a fazer? Alguém quer se meter em despesas? Vemos reis e prelados fazerem-se servos de seus servos; o senhor é alimentado pelo servo, ele, que pretende alimentá-lo. E o servo não vê fim para suas lágrimas e suspiros. A casa de Deus, que se crê uma, está assim dividida em três: uns oram, outros combatem, e os outros, enfim, trabalham. Estas três partes que coexistem não sofrem com sua disjunção; os serviços prestados por uma são a condição da obra das outras; e cada uma, por sua vez, encarrega-se de aliviar o todo. Assim, esta tripla associação não é menos unida, e a lei tem podido triunfar e o mundo tem podido gozar de paz". Segundo o texto, o bispo Adalbéron de Laon (do século XI) afirma que a sociedade era dividida em três grupos: os que rezavam, os que combatiam e os que trabalhavam. Reflita e responda: quem combatia não rezava? Uma função excluía necessariamente a outra?

Respostas

respondido por: elamambretti
4

O texto do bispo Adalbéron de Laon, escrito no século XI, que afirma que a sociedade era dividida em três grupos: os que rezavam, os que combatiam e os que trabalhavam, representa a necessidade da manutenção da sociedade, isto é, uma sociedade estamental, onde não é conveniente qualquer alteração na ordem social.

Muito provavelmente, na vida diária das pessoas, uma função não excluísse outra, principalmente porque a crença na Igreja católica e seus dogmas, eram comuns à todos os segmentos e funções sociais.

Bons estudos!

 

Perguntas similares