Em 25 de abril de 1984, a Emenda Constitucional das "Diretas Já!", relativa à eleição direta para presidente e vice-presidente da República foi: a) aprovada pela Câmara dos Deputados, obrigando o governo Figueiredo a controlar os grupos militares de extrema direita. b) rejeitada pela Câmara dos Deputados, levando à posterior formação da Aliança Democrática e à candidatura de Tancredo Neves. c) aprovada pela Câmara dos Deputados, permitindo ao governo o estabelecimento de medidas de emergência nos Estados. d) rejeitada pela Câmara dos Deputados, propiciando forte reação da classe trabalhadora, que se decide pela fundação do Partido dos Trabalhadores. e) aprovada pela Câmara dos Deputados, articulando-se a anistia geral e a extinção do bipartidarismo.
Respostas
respondido por:
79
“Diretas Já” foi um movimento ocorrido na década de 1980 que pedia eleições diretas para presidente da república e fim da ditadura militar. Contou com amplo apoio popular, com manifestações nas ruas para pressão governamental.
Essa requisição se fazia necessária pois desde 1964 o governo era controlado pelos militares, com extinção dos partidos políticos e sérias violações dos direitos humanos fundamentais.
A alternativa correta é a B.
respondido por:
22
Resposta:
A alternativa correta é a B.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás