• Matéria: ENEM
  • Autor: Fernandooo4715
  • Perguntado 7 anos atrás

Leia o texto a seguir. Viva o Esporte Proletário! A necessidade de esporte para a juventude é um fato incontestável. A burguesia se aproveita desse fato para canalizar todos os jovens das fábricas para seus clubes. Que fazem os jovens nos clubes burgueses? Defendem as cores desses clubes. Se o clube é de uma fábrica, é o nome e a cor da fábrica que defendem; a burguesia cultiva neles a paixão e a luta contra a juventude de outras empresas [...] Todo operário footballer deve ingressar nos clubes proletários. O trabalhador gráfico. 25 jun. 1928. Apud DECCA, Maria Auxiliadora Guzzo de. Indústria, trabalho e cotidiano. Brasil – 1889 a 1930. São Paulo: Atual, 1991. p. 71. (Adaptado). O fragmento do jornal conclama a uma prática organizativa, própria do movimento anarquista brasileiro, segundo a qual A o exercício físico seria o meio para o fortalecimento do espírito dos militantes. B a militância política deveria ser exercida em todas as dimensões da vida do trabalhador. C a participação dos cidadãos nos clubes de futebol das fábricas reforçaria a harmonia social. D a aliança proletário-burguesa deveria ser buscada por intermédio das práticas desportivas. E os militantes deveriam conscientizar os operários de que o futebol é um esporte alienante.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
48

B a militância política deveria ser exercida em todas as dimensões da vida do trabalhador.

Uma das principais características apontadas pelo texto, que se alinha com as propostas do movimento anarquista brasileiro, se reflete na importância do proletariado em exercer a militância política em todas as dimensões.

Diante disso, visava-se formar um cidadão consciente com as mazelas sociais, capaz de lutar por uma sociedade mais justa e igualitária.

respondido por: levierick858
0

Resposta:

Letra B

Explicação:

Perguntas similares