1827 – Surge a primeira lei brasileira que permite o ingresso das mulheres às instituições de ensino elementares. 1879 – As mulheres conseguem autorização do governo brasileiro para estudar em instituições de ensino superior. 1932 – O presidente Getúlio Vargas promulga o novo Código Eleitoral, garantindo, finalmente, o direito de voto feminino às mulheres. 1945 – A igualdade de direitos entre homens e mulheres é reconhecida em documento internacional através da Carta das Nações Unidas. 1962 – É sancionado o Estatuto da Mulher Casada, que garantiu, entre outras coisas, que a mulher não precisa mais de autorização do marido para trabalhar ou receber herança. 1985 – Surge a primeira Delegacia de Atendimento especializado à Mulher. 1996 – O Congresso Nacional brasileiro inclui o sistema de cotas na Legislação Eleitoral obrigando os partidos políticos a inscreverem, no mínimo 20% de mulheres nas chapas proporcionais. 2006 – Sancionada a Lei Maria da Penha que aumenta o rigor nas punições das agressões contra a mulher. 2012 – O Congresso sancionada a lei que equipara o salário de homens e mulheres no mercado formal de trabalho. Baseado nestes fatos, percebemos claramente que A mesmo com muitas vantagens, as mulheres ainda estão longe do reconhecimento na sociedade bra- sileira. B que, apesar de todas essas vitórias, as mulheres são vistas pela grande maioria da população brasi- leira como seres inferiores e desqualificados diante do potencial masculino. C as mulheres galgam um poder real e que demonstra o poderio que as mesmas absorvem pela sua luta político-social no mercado mundial. D grande parte das mulheres ou desconhece ou não aceita suas vitórias, preferindo o estado de submis- são de forma a manter-se como "donas do lar". E uma parcela muito pequena tem atingido o êxito pretendido pelas mulheres, o que demonstra a sua pouca participação no mundo político como o Brasil.
Respostas
respondido por:
3
A dominação masculina, apesar de predominante no sistema social de patriarcado em que vivemos, tem sido diminuída com a participação mais ativas das mulheres nos processos de emancipação feminina.
As mulheres lutaram e ainda lutam ativamente por igualdade e reconhecimento em nossa sociedade.
A alternativa correta é a C – as mulheres galgam um poder real e que demonstra o poderio que as mesmas absorvem pela sua luta político-social no mercado mundial.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás