• Matéria: ENEM
  • Autor: alejandrapastas9073
  • Perguntado 7 anos atrás

As grandes mudanças que ocorrem no decurso evolucio- nário levam milhares ou milhões de anos para acontecer e são constituídas pela soma de mudanças quase imper- ceptíveis que ocorrem ao longo do tempo. A genética de população se interessa por micromudanças, que, soma- das, constituem o processo de evolução. Com a equação p2 + 2pq + q2 podemos calcular a frequência de determinado alelo considerando um dado real obtido de uma amostra de uma população, na qual p se refere à frequência de gametas portadores do alelo A e de q a frequência de gametas portadores do alelo a. Um biólogo, analizando os caranguejos de um ecossistema estuarino, observou que 16% apresentava coloração amarela (aa) e o restante coloração marrom (A_) e observou que, teoricamente, apesar das ações autrópicas nesse ecossistema, a população está em equilíbrio de Hardy-Weinberg. Assim sendo, qual a frequência de caranguejos marrons heterozigotos? A 0,24 B 0,32 C 0,48 D 0,16 E 0,52

Respostas

respondido por: Joselittle
0

Alternativa A.

46%

Sabendo que a soma das duas frequências de alelos precisa resultar sempre no total de 1, e que a frequência do alelo dominante é 0,6, podemos concluir assim que a frequência do alelo recessivo é 0,4.

A partir da inferência acima, podemos fazer o cálculo que indica a frequência de indivíduos heterozigotos. Para tanto, utilizaremos a seguinte fórmula equilíbrio de Hardy-Weinberg:  

Frequência (Aa) = 2pq, na qual "p" é a frequência relacionada ao alelo dominante e "q" é a frequência relacionada ao alelo recessivo.

Calculando:

Frequência (Aa) = 2*p*q

Frequência (Aa) = 2*0,6*0,4

Frequência (Aa) = 0,48

0,48 será o mesmo que 48%.

Espero ter ajudado, bons estudos.

Perguntas similares