Agora Fabiano conseguia arranjar as ideias. O que o segurava era a família. Vivia preso como um novilho amarrado ao mourão, suportando ferro quente. Se não fosse isso, um soldado amarelo não lhe pisava o pé não. [...] Tinha aqueles cambões pendurados ao pescoço. Deveria continuar a arrastá-los? Sinhá Vitória dormia mal na cama de varas. Os meninos eram uns brutos, como o pai. Quando crescessem, guardariam as reses de um patrão invisível, seriam pisados, maltratados, machucados por um soldado amarelo. Que valor expressivo a extensão dos períodos reforça no texto?
Respostas
respondido por:
4
Há a predominância, no trecho evidenciado acima, de elementos que apresentam períodos curtos. Um período, no texto, pode ser definido como um enunciado que apresenta sentido completo, ou ainda, um período é aquele trecho que apresenta um verbo.
Portanto, diante do texto acima, nota-se a presença de variados trechos curtos, que são evidentemente pontuados para evidenciar o início e o fim dos períodos. Esses períodos permitem a transmissão de um texto mais lento, dotado de uma leitura mais vagarosa.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás