• Matéria: ENEM
  • Autor: yasminfofs5855
  • Perguntado 7 anos atrás

Uma escola utiliza um método de avalição muito diferente dos tradicionais. O método consiste em: I. O aluno é submetido a nove provas regulares de cada matéria ao longo do ano; II. O aluno é considerado aprovado se a mediana das notas das nove provas for maior ou igual a sete; III. Caso o aluno obtenha mediana das notas menor que sete, o mesmo é submetido a uma prova espe- cial de recuperação, na qual será aprovado se sua nota for maior ou igual a seis. As seis primeiras notas do aluno Benedito foram 7, 8, 3, 5, 9, 5. Sabendo que a mediana das notas de Benedito foi a maior possível, então, A Benedito foi reprovado, pois sua mediana foi igual a 4. B Benedito foi reprovado, pois sua mediana foi igual a 6. C Benedito foi aprovado, pois sua mediana foi igual a 6,2. D Benedito foi aprovado, pois sua mediana foi igual a 7. E Benedito foi aprovado, pois sua mediana foi igual a 8.

Respostas

respondido por: Fernando9100
5

Em estatística, mediana é um valor que fica aproximadamente no "meio" entre os menores valores de uma sequência e os maiores valores dela. Para calcular a mediana de uma sequência de valores, estes devem ser reagrupados do menor para o maior, no caso de uma sequência ímpar, a mediana será o valor do meio, no caso de uma sequência par, a mediana será a média dos dois valores do meio.

Nesse problema específico (sabendo que o enunciado só forneceu 6 notas e que a mediana dele é a maior possível), presumimos a seguinte sequência:

3, 5, 5, 7, 8, 9, 10, 10, 10

A mediana nesse caso é 8, significando que o aluno Benedito foi aprovado.

Perguntas similares