• Matéria: ENEM
  • Autor: MrsMidnight3256
  • Perguntado 7 anos atrás

Torce, aprimora, alteia1, lima A frase: e, enfim No verso de ouro engasta a rima, Como um rubim2. Quero que a estrofe cristalina, Dobrada ao jeito Do ourives3, saia da oficina Sem um defeito (Olavo Bilac) Vocabulário: 1alteia: torna mais alto, mais sublime 2rubim: o mesmo que rubi, pedra preciosa de cor vermelha 3ourives: que trabalha com ouro Dentre as passagens abaixo, a que coincide com a ideia principal do poema de Bilac é: A "Assim eu quereria o meu último poema / Que fosse terno dizendo as coisas mais simples e menos in- tencionais." (Manuel Bandeira) B "Mundo mundo vasto mundo, / se eu me chamasse Raimundo / seria uma rima, não seria uma solução." (C.Drummond de Andrade) C "Musa!...dá-me o hemistíquio (metade de um verso) de ouro, a imagem atrativa. / A rima / a estrofe limpa e viva." (Francisca Júlia) D "Oh, se me creste, gente ímpia, / Rasga meus ver- sos, crê na eternidade!" (Bocage) E "...eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor..." (Machado de Assis)

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
3

C) "Musa!...dá-me o hemistíquio (metade de um verso) de ouro, a imagem atrativa. / A rima / a estrofe limpa e viva." (Francisca Júlia).

Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac foi um importante jornalista, cronista e poeta brasileiro, reconhecido como a representante principal do parnasianismo brasileiro, tendo sido membro fundador da Academia Brasileira de Letras.

A passagem que coincide com a ideia principal do poema de Olavo Bilac é a de Francisca Júlia: "Musa!...dá-me o hemistíquio (metade de um verso) de ouro, a imagem atrativa. / A rima / a estrofe limpa e viva."

Bons estudos!

Perguntas similares