• Matéria: ENEM
  • Autor: wanessaassuncao8703
  • Perguntado 7 anos atrás

Uma possível vacina contra a malária permanece incerta na pesquisa científica mundial. Ultimamente, especial atenção na prevenção da doença tem-se voltado para o mosquito Anopheles, vetor do protozoário Plasmodium. O fungo Metarhizium anisopliae infecta mosquitos através da cutícula e prolifera na hemolinfa. Uma variedade transgênica desse fungo é a mais nova arma contra a malária. Os pesquisadores inseriram dois genes no fungo: um deles produz um anticorpo, e o outro, uma toxina. As duas substâncias matam o microrganismo causador da malária. A ideia é infectar mosquitos com o fungo, eliminando o parasita dentro do inseto. Um artigo publicado na revista Science concluiu que os fungos transgênicos podem ser uma arma poderosa no controle da malária. O procedimento descrito consiste em: a) combater o protozoário causador da malária, com substâncias naturalmente produzidas pelo fungo. b) eliminar o inseto transmissor da malária, com subs- tâncias produzidas por fungos transgênicos. c) utilizar fungos transgênicos para tornar o Anopheles capaz de produzir anticorpos e toxinas e, assim, matar o Plasmodium. d) introduzir novas sequências de nucleotídeos no material genético do fungo, tornando-o capaz de matar o Plasmodium. e) transferir novas sequências de nucleotídeos para o Anopheles, utilizando fungos transgênicos como vetores.

Respostas

respondido por: Danas
1

A alternativa C) é a correta.

A ideia da pesquisa é justamente eliminar o Plasmodium dentro do Anopheles através de um fungo que produz toxinas e anticorpos capazes de neutralizar o Plasmodium.

O Plasmodium é o agente patogênico da malaria, uma doença que mata pessoas em países subdesenvolvidos, ela é transmitida pela picada de mosquitos e vários pesquisadores trabalham em formas de neutralizar o patógeno.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares