O ozônio, O3, está normalmente presente na estratos-fera e oferece proteção contra a radiação ultravioletado sol, prejudicial aos organismos vivos. O desapareci-mento de ozônio na estratosfera é consequência, assimcatalisada por áto-mos de cloro. Os átomos de cloro presentes na estra-tosfera provêm principalmentese admite, da decomposição do O3da decomposição dos clorofl uorcarbonos usadosem sistemas de refrigeração, propelentes de aeros-sóis domésticos, etc.das indústrias que fazem a eletrólise do NaCl(aq)para a produção de gás Cl2da evaporação da água do mar, que arrasta grandequantidade de íons cloreto.do processo de branqueamento de polpa de celulo-se, que usa componentes clorados.dos alvejantes domésticos, que têm grande quanti-dade de cloro ativo..
Respostas
respondido por:
8
da decomposição dos clorofluorcarbonos usados em sistemas de refrigeração, propelentes de aerossóis domésticos, etc.
Como destacado no texto, os átomos de cloro são capazes de influenciar e reagir com os átomos de ozônio, responsáveis por manter a camada de ozônio ativa, impedindo que os raios solares cheguem a atmosfera.
Diante disso, é preciso que haja uma redução de sistemas de refrigeração a base de CFCs, no sentido de reduzir os impactos ambientais.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás