• Matéria: ENEM
  • Autor: carolschipietz5446
  • Perguntado 7 anos atrás

Leia o texto abaixo. A primeira presença em meu aprendizado escolar que me causou impacto, e causa até hoje, foi uma jovem professorinha. É claro que eu uso esse termo, professori- nha, com muito afeto. Chamava-se Eunice Vasconcelos (1909-1977), e foi com ela que eu aprendi a fazer o que ela chamava de "sentenças". Eu já sabia ler e escrever quando cheguei à escoli- nha particular de Eunice, aos 6 anos. Era, portanto, a década de 20. Eu havia sido alfabetizado em casa, por minha mãe e meu pai, durante uma infância marcada por dificuldades financeiras, mas também por muita harmonia familiar. Minha alfabetização não me foi nada enfadonha, porque partiu de palavras e frases ligadas à minha experiência, escritas com gravetos no chão de terra do quintal. Não houve ruptura alguma entre o novo mundo que era a escolinha de Eunice e o mundo das minhas primeiras experiências – o de minha velha casa do Recife, onde nasci, com suas salas, seu terraço, seu quintal cheio de árvores frondosas. A minha alegria de viver, que me marca até hoje, se transferia de casa para a escola, ainda que cada uma fivesse suas caracterísficas especiais. Isso porque a escola de Eunice não me amedrontava, não tolhia minha curiosidade. [...] Eu me entregava com prazer à tarefa de "formar sentenças". Era assim que ela costumava dizer. Eunice me pedia que colocasse numa folha de papel tantas palavras quantas eu conhecesse. Eu ia dando forma às sentenças com essas palavras que eu escolhia e escrevia. Então, Eunice debatia comigo o sentido, a significação de cada uma. [...] FREIRE, Paulo. Que saudade da minha professorinha. Revista Nova Escola. n. 81. dez. 1994. Fragmento. Segundo o texto, é correto afirmar que: a) a passagem da casa para a escola foi um momento difícil para o narrador. b) com a primeira professora, o narrador aprendeu a formar sentenças com as palavras que já conhecia. c) a escola inibia a curiosidade do narrador, deixando-o sem estímulo para aprender. d) o fato de o narrador já saber ler fez com que ele não se interessasse pelo que a professora ensinava. e) o fato de a professora ensinar muitas regras fazia o narrador perder o interesse pela língua portuguesa.

Respostas

respondido por: Joselittle
6

Alternativa B.

Analisando caso a caso temos:

a) Incorreto. O personagem fala que não houve ruptura no momento de sua passagem de casa para a escola.

b) Correto. O personagem já sabia ler e escrever, pois sua mãe e seu pai haviam lhe ensinado, em meio as dificuldades financeiras, com gravetos no chão do quintal.

c) Incorreto. O personagem explica que a escola não era um local enfadonho e que até hoje sua alegria de viver vem, em certa parte, dessa experiência vivida.

d) Incorreto. O personagem aprendeu novos assuntos, chamados ''sentenças''.

e) Incorreto. O personagem até mesmo descreve que a escolinha ''não tolhia em nada a minha curiosidade''.

Espero ter ajudado, bons estudos.

respondido por: ffmufaza
1

Resposta:

Letra B

Explicação:

Perguntas similares