Texto para a questão 29.Balada do rei das sereiasO rei atirouSua fi lha ao marE disse às sereias:— Ide-a lá buscar,Que se a não trouxerdesVirareis espumaDas ondas do mar!Foram as sereias...Quem as viu voltar?...Não voltaram nunca!Viraram espumaDas ondas do mar.Dorival Caymmi.Considere as afi rmações que seguem.I - Na fala do rei (versos 4-6), um efeito expressi-vo foi obtido por meio do emprego da segundapessoa do plural.II – A solenidade que o uso da segunda pessoa doplural conota é adequada ao contexto imagináriode uma balada (título), composição poética po-pular antiga, segundo o dicionário Houaiss.III – A fala do rei estaria corretamente reescrita epreservaria o sentido original da seguinte ma-neira: Vão lá buscá-la, pois (porque), se não atrouxerem, (vocês) virarão espuma das ondasdo mar.Quais estão corretas?Apenas I.Apenas II.Apenas III.Apenas I e III.I, II e III.
Respostas
respondido por:
3
Sobre os versos, extraídos da canção de Dorival Caymmi.
Estão corretas: I, II e III
I. correto. O uso coloquial da segunda pessoa do plural, embora não usual na língua portuguesa do Brasil, denota por Caymmi, o uso da língua culta, mais pertinente à fala de um rei.
II. correto. Segundo o dicionário Houaiss, o uso da segunda pessoa do plural, conota três sentidos adequados ao contexto imaginário de uma balada - “composição poética popular antiga": a solenidade, a formalidade e a antiguidade.
III. correto. Vão lá buscá-la, pois (porque), se não a trouxerem,(vocês) virarão espuma das ondas do mar.
Bons estudos!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás