Respostas
Resposta:
A obesidade tem sido a grande vilã entre as doenças que afetam inúmeras pessoas em todo o mundo. Suas causas são o aumento da reserva natural de gordura corpórea, o que acaba desencadeando problemas de saúde e que podem levar ao óbito.
O cálculo de obesidade ou mais conhecido como IMC (Índice de Massa Corporal) é a medida usada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para calcular o padrão de peso e avaliar o grau de obesidade de cada indivíduo. Utilizado com frequência como comparador da saúde da população mundial.
O índice de massa corporal relaciona o sobrepeso e a obesidade como fatores que podem desenvolver doenças como o diabetes, a doença arterial coronariana, e uma das que mais atinge a população mundial, a hipertensão arterial.
Como calcular o IMC
Através do cálculo do IMC é possível identificar se o indivíduo esta acima ou abaixo dos parâmetros estabelecidos pela organização mundial da saúde (OMS), que são proporcionais ao peso e altura de cada um.
A fórmula consiste em dividir o seu peso corporal pela a altura ao quadrado, por exemplo, alguém com peso de 60 kg medindo 1,67m, a fórmula e o resultado são o seguinte: IMC= 60 ÷ 1,67² / IMC= 60 ÷ 2,78 / IMC= 21,5.
Segundo a OMS:
Abaixo de 18,5 – Abaixo do peso ideal
Entre 18,5 e 24,9 – Dentro do peso ideal
Entre 25,0 e 29,9 – Acima do peso (sobrepeso)
Entre 30,0 e 34,9 – Obesidade grau I
Entre 35,0 e 39,9 - Obesidade grau II
Acima de 40,0 - Obesidade grau III