Respostas
Alternativa completa:
a) Conciliando ideias de reforma social com os procedimentos específicos da poesia, Castro Alves foi o primeiro grande poeta social da literatura brasileira.
b) O poeta aliava elementos do Simbolismo, tais quais o pessimismo, a morte, a poesia metafísica; a elementos do Parnasianismo, como a forma lapidar, o gosto pelo soneto, o verbalismo requintado e a força das imagens.
c) Sua poesia, classificada como panfletária por muitos críticos, teve como principal objetivo interferir no processo social, mostrando assim que a arte pode ser engajada e conectada com o mundo exterior.
d) A poesia de Castro Alves assume duas facetas distintas: a feição lírico-amorosa, distante da proposta dos poetas ultrarromânticos por ser permeada por forte sensualidade, e a feição social e humanitária.
e) Por ter utilizado a literatura como instrumento de denúncia, colocando-a a serviço de uma causa político-ideológica, é considerado o fundador da poesia engajada.
Resposta:
Está correto o colocado em: Letra b. Isso porque nota-se na poesia de Castro Alves a presença de grandes elementos relacionados com os seguintes aspectos simbolistas: pessimismo exacerbado, a morte, além de um a poesia metafísica.
Ademais, nota-se a presença de grande gosto pela apresentação do tema em forma de soneto, onde o verbialismo se apresenta de forma amplamente requintada, por intermédio de uma linguagem mais culta, voltada à formalidade.