A gestão de estoques deve ser uma preocupação constante das organizações, pois os estoques influenciam de maneira direta nos seus resultados. Em alguns casos, a matéria-prima poderá representar mais da metade dos custos dos produtos-acabados.
De acordo com Pozo (2008), administrar estoques é controlar as disponibilidades e as necessidades totais do processo produtivo, de matéria-prima, materiais auxiliares, semiacabados e produtos acabados.
Desta forma, o administrador de estoques tem como missão manter o menor nível de estoques, sem comprometer a produção ou as vendas, pois altos níveis de estoque pressionam o capital de giro para estoques e aumentam os custos de manutenção de estoques e baixos estoques, se não forem bem administrados, poderão gerar custos difíceis de serem contabilizados em face de atrasos de entrega, replanejamento do processo produtivo, insatisfação dos clientes e principalmente, a perda de clientes.
(Fonte: POZO, Hamilton. Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística. 7. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008. Adaptado)
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. Em função da importância dos estoques:
I - É ideal que o empresário estabeleça níveis de estoques para cada item, visando, principalmente, reduzir o investimento desnecessário e possibilitar o fluxo normal de produção/vendas de forma contínua e uniforme evitando possíveis interrupções.
PORQUE
II- Normalmente, os estoques representam um dos investimentos mais elevados nas contas que compõem a estrutura de capital de giro nas empresas. Em função desse alto investimento e da sua relevância no atendimento a produção e aos clientes, o estoque tem grande importância no contexto da empresa e deve ser gerenciado de maneira eficaz.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Grupo de escolhas da pergunta
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
respondido por:
2
Resposta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Explicação:
Esta alternativa está correta, pois ambas as proposições são verdadeiras e a II justifica a I. A proposição I fala que o empresário deve controlar os itens de maneira individual, evitando investimentos desnecessários e ao mesmo tempo manter o abastecimento contínuo, evitando interrupções. A proposição II justifica a I dizendo que estoques representam um dos investimentos mais elevados das empresas nas contas que compõe a estrutura de capital de giro, e que são relevantes no atendimento à produção e aos clientes.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás