• Matéria: Direito
  • Autor: ayumivitoria4679
  • Perguntado 7 anos atrás

Poucos dias após o confronto armado entre as forças pró-governo e opositores ter chegado à capital do país, Damasco, um atentado suicida atingiu nesta quarta-feira o centro nervoso do regime de Bashar al-Assad, causando a morte de alguns dos principais nomes de sua cúpula de segurança. Segundo a imprensa estatal síria, morreram no ataque o ministro da Defesa do país, general Dawoud Abdelah Rayiha, seu vice-ministro, general Assef Shawkat (cunhado de Assad), e o general sírio Hassan Turkmani, chefe do grupo governamental encarregado da crise, ex-ministro da Defesa e até então assistente do vice-presidente. UOL Notícias, 08/07/2012. Disponível em: . Acesso em: 08/06/2019. O texto acima se refere aos protestos que se iniciaram na Síria em março de 2011 e que visam à derrubada do ditador Bashar al-Assad. Sobre essa questão, é correto afirmar que: a. Os protestos na Síria, apesar de fazerem parte do mundo árabe, não fazem parte dos acontecimentos referentes à "Primavera Arabe", uma vez que eles são anteriores a ela. b. O texto fornece a informação de que membros do governo sírio foram atacados e mortos por forças rebeldes em julho de 2012. Esse fato foi um dos elementos decisivos para a queda do ditador Bashar al-Assad. c. A Primavera árabe não aconteceu na Síria, mas apenas no Egito e Turquia d. A queda do ditador sírio seria considerada vantajosa para os Estados Unidos, uma vez que o líder de Estado mantém relações diplomáticas muito estreitas com o Irã, grande inimigo político dos estadunidenses. e. Os protestos na Síria não chamam a atenção dos demais países, pois estes não consideram como estratégica uma possível intervenção militar no país, que passa por uma guerra civil.

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
24

d. A queda do ditador sírio seria considerada vantajosa para os Estados Unidos, uma vez que o líder de Estado mantém relações diplomáticas muito estreitas com o Irã, grande inimigo político dos estadunidenses.

Os Estados Unidos enxergam a provável queda de al-Assad como uma importante possibilidade de derrubada de mais um dos aliados do Irã, que representava um de seus principais inimigos da atualidade.

Os protestos que ocorrem na Síria são constantemente observados em nível mundial, tanto é que os Estados Unidos, no ano de 2013, em que ameaça realizar uma intervenção militar no país, o que provoca uma certa instabilidade.

Bons estudos!

respondido por: Anônimo
13

Resposta:

Letra D-A queda do ditador sírio seria considerada vantajosa para os Estados Unidos, uma vez que o líder de Estado mantém relações diplomáticas muito estreitas com o Irã, grande inimigo político dos estadunidenses.

Perguntas similares